Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44081
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Sulanita Bandeira da Cruz | - |
dc.contributor.author | PACHECO, Joice Eduarda de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T14:11:06Z | - |
dc.date.available | 2022-04-20T14:11:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-19 | - |
dc.identifier.citation | PACHECO, Joice Eduarda de Andrade. Textos científicos como recursos didáticos no ensino de Química: a apropriação do conceito de substância química. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44081 | - |
dc.description.abstract | Há alguns anos a formação em Ciências no Ensino Fundamental vem sendo objeto de pesquisas na área de Educação Química. A preocupação de estudiosos em relação à tradição curricular, caracterizada pela forte centralidade da perspectiva biológica e a abordagem fragmentada dos conteúdos aponta para a necessidade de mudanças no currículo escolar e na formação docente. Assim, como forma de contornar essa problemática, os documentos educacionais oficiais sugerem estratégias de desenvolvimento do pensamento científico que abarcam o ensino de Ciências em uma perspectiva interligada com o conhecimento científico, o desenvolvimento tecnológico e a influência do ser humano para com o meio em que habita. Nesse sentido, para esse trabalho foram destacadas as estratégias que priorizam o uso da leitura e da escrita, uma vez que o objetivo do presente estudo é investigar a compreensão do conceito de substância química pelos alunos do 9º (nono) ano do Ensino Fundamental II, mediante a utilização de textos científicos. Este trabalho teve como participantes dez estudantes de uma escola municipal, localizada no Agreste Pernambucano, na qual foi aplicada uma SD com a temática “conservação de alimentos e aditivos químicos”. Os dados das atividades escritas foram analisados à luz da Análise de Conteúdo articulados aos níveis do conhecimento químico. As estratégias agregadas às atividades possibilitaram a (re)construção e apropriação pelos alunos do conceito em questão, para além de democratizar o acesso a informação cientifica e possibilitar a interação, socialização e companheirismo entre os pesquisados. Desse modo, conclui-se que as práticas de ensino auxiliadas pela utilização de textos científicos são fundamentais pois invocam o dialogismo entre o saber científico, a leitura, interpretação e escrita, sugerido os documentos educacionais, e faz com que as informações empregadas em sala de aula se mantenham atualizadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 95p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Ciências – Conhecimentos e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Compostos químicos | pt_BR |
dc.title | Textos científicos como recursos didáticos no ensino de Química: a apropriação do conceito de substância química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SÁ, Roberto Araújo | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1222008123828782 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9012661375569097 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Science in Elementary School has been subject to research in the last few years. The concerns regarding the curricular tradition, characterized by the deep centrality in the biological perspective and the fragmental teaching approaches, point out to the necessity of provoking changes in school curricula and teaches education. Thus, as an attempt to overcome this problematic, official educational document suggest strategies of scientific thinking development that must be considered within science teaching in such a way that it is connected to the scientific knowledge, the technological development and the inter-influences of humans with their environments. In that sense, for this study, we have highlighted strategies that prioritize the use of reading and writing, since our main goal is to investigate how students of the 9th grade of Elementary School comprehend the concept of chemical substance when scientific texts are used. In terms of participants, we had 10 students from a school in Pernambuco with whom we have applied the didactic sequence related to the following topic: food preservation and chemical additives. The data obtained from written sources were analyzed based on Content Analysis articulated to the level of chemical knowledge. As main results the strategies associated with the activities we have proposed in the classroom have allowed the (re)construction and appropriation of the above-mentioned concept. Furthermore, it was also capable to democratize the access to scientific information and provide socialization, interaction and companionship among the students. Hence, we conclude that teaching practices guided by the usage of scientific texts is fundamental because they invoke the dialogism between scientific knowledge, reading, interpretation and writing, which are elements suggested by the official documents. Its also keeps the information used in the classroom updated. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0448408582167245 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PACHECO, Joice Eduarda de Andrade.pdf | 4,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons