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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43935
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Title: | Educação de surdos : a produção de vídeos pelos professores intérpretes de Libras |
Authors: | BORGES, Ana Cláudia Lins |
Keywords: | Educação de Surdos; Tecnologia Digital; Mídias - Convergência; Produção de Vídeos; UFPE - Pós-graduação |
Issue Date: | 3-Dec-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | BORGES, Ana Cláudia Lins. Educação de surdos: a produção de vídeos pelos professores intérpretes de Libras. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa de Educação Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Educação de Surdos está sendo amplamente discutida, mais precisamente pelo reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da Lei no10.436/2002, apontando elementos específicos quanto à formação do sujeito Surdo. E, com a popularização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), os estudos na área da Educação de Surdos voltaram-se para inclusão das pessoas Surdas nos meios digitais. Nesse sentido, o vídeo é um artefato difundido na Comunidade Surda, por sua facilidade de manuseio e por proporcionar que o discurso em Libras seja gravado e compartilhado com maior rapidez e veracidade. Assim, a fim de contribuir com a produção de vídeos para Educação de Surdos, propusemos responder ao seguinte questionamento: de que maneira acontece a produção de vídeos pelos professores intérpretes de Libras, do Ipojuca, na Educação de Surdos? No que se refere à metodologia, e para alcançar os objetivos do estudo, optamos por realizar uma pesquisa de natureza qualitativa, que, quanto aos objetivos, apresenta um caráter exploratório e descritivo e, quanto aos procedimentos, caracteriza-se como um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental, o questionário (formulário online) aplicado juntos aos sujeitos desta pesquisa e a observação dos vídeos cedidos. As análises foram realizadas através da Análise de Conteúdo, de Moraes (1999). Os resultados mostram que a produção de vídeos dos sujeitos desta pesquisa, para Educação de Surdos, não possui amparo em documentos oficiais da área, é estudada por alguns autores da área, mas sem diretrizes que conduzam os professores à uma produção efetiva. Acreditamos que a produção de orientações específicas para a produção de vídeos para Educação de Surdos, precisa ser discutida entre os profissionais da área, já que para eles, essa produção ocorre de forma experimental. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43935 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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