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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43935

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALVES, Thelma Panerai-
dc.contributor.authorBORGES, Ana Cláudia Lins-
dc.date.accessioned2022-04-13T18:54:54Z-
dc.date.available2022-04-13T18:54:54Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.citationBORGES, Ana Cláudia Lins. Educação de surdos: a produção de vídeos pelos professores intérpretes de Libras. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43935-
dc.description.abstractEste estudo está inserido na Linha de Pesquisa de Educação Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Educação de Surdos está sendo amplamente discutida, mais precisamente pelo reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da Lei no10.436/2002, apontando elementos específicos quanto à formação do sujeito Surdo. E, com a popularização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), os estudos na área da Educação de Surdos voltaram-se para inclusão das pessoas Surdas nos meios digitais. Nesse sentido, o vídeo é um artefato difundido na Comunidade Surda, por sua facilidade de manuseio e por proporcionar que o discurso em Libras seja gravado e compartilhado com maior rapidez e veracidade. Assim, a fim de contribuir com a produção de vídeos para Educação de Surdos, propusemos responder ao seguinte questionamento: de que maneira acontece a produção de vídeos pelos professores intérpretes de Libras, do Ipojuca, na Educação de Surdos? No que se refere à metodologia, e para alcançar os objetivos do estudo, optamos por realizar uma pesquisa de natureza qualitativa, que, quanto aos objetivos, apresenta um caráter exploratório e descritivo e, quanto aos procedimentos, caracteriza-se como um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental, o questionário (formulário online) aplicado juntos aos sujeitos desta pesquisa e a observação dos vídeos cedidos. As análises foram realizadas através da Análise de Conteúdo, de Moraes (1999). Os resultados mostram que a produção de vídeos dos sujeitos desta pesquisa, para Educação de Surdos, não possui amparo em documentos oficiais da área, é estudada por alguns autores da área, mas sem diretrizes que conduzam os professores à uma produção efetiva. Acreditamos que a produção de orientações específicas para a produção de vídeos para Educação de Surdos, precisa ser discutida entre os profissionais da área, já que para eles, essa produção ocorre de forma experimental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectTecnologia Digitalpt_BR
dc.subjectMídias - Convergênciapt_BR
dc.subjectProdução de Vídeospt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEducação de surdos : a produção de vídeos pelos professores intérpretes de Libraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4463597644015246pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6586913716031145pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis study is part of the Technology Education line of research, from the Postgraduate Program in Mathematics and Technology Education (EDUMATEC), at the Federal University of Pernambuco (UFPE). Deaf Education is being widely discussed, precisely by the recognition of the Brazilian Sign Language (Libras), through the Law no10.436/2002, pointing out specific elements as to the education of the Deaf subject. And, with the popularization of Digital Information and Communication Technologies (ICT), the studies in the area of Deaf Education have focused on the inclusion of Deaf people in digital media. In this sense, video is an artifact widespread in the Deaf Community, for its ease of handling and for providing that the speech in Libras is recorded and shared with greater speed and veracity. Thus, in order to contribute to the production of videos for Deaf Education, we proposed to answer the following question: how does the production of videos by Libras interpreter teachers, from Ipojuca, happen in Deaf Education? Regarding the methodology and in order to reach the study objectives, we chose to carry out a qualitative research, which, related to the objectives, presents an exploratory and descriptive character and, linked to the procedures, is characterized as a case study. The instruments for data collection were documentary research, the questionnaire (online form) applied to the subjects of this research, and the observation of the videos provided. The analyses were performed using the Content Analysis of Moraes (1999). The results show that the production of videos to the subjects of this research, for Deaf Education, has no support in official documents of the area, it is studied by some authors of the area, but without guidelines that lead teachers to an effective production. We believe that the production of specific guidelines for the production of videos for Deaf Education needs to be discussed among the professionals of the area, since for them, this production occurs in an experimental way.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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