Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43900

Share on

Title: Proposta de ensino dos exergames na educação física escolar: “jogando o jogo”
Authors: ALVES, Bruno Cesar de Lira
Keywords: Educação física para crianças; Jogos eletrônicos; Exergames
Issue Date: 20-Aug-2021
Abstract: O objetivo deste estudo foi propor uma sequência didática com a utilização de Exergames como meio para vivência prática do conteúdo Jogos para o 7º ano do ensino fundamental. Trata-se, de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, do tipo exploratória. Foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica acerca da utilização dos Jogos Eletrônicos e dos Exergames nas aulas de Educação Física Escolar, visando reconhecer os principais benefícios dessa prática para fins de ensino. Após, os achados na literatura, foram consultados os documentos norteadores da Educação Física, a nível nacional como a BNCC e a nível estadual, com as OTM’s – PE, para consultar os objetivos da unidade temática Jogos. A sequência didática foi elaborada de modo a motivar a prática de exercícios físicos e propiciar novos conhecimentos por meio dos Exergames, com modalidades menos tradicionais e nas aulas de Educação Física, seguindo uma sequência a partir dos esportes, sendo utilizados como jogo, exigindo menos esforços e para que exija maiores esforços físicos. Foram propostas metodologias de aulas com breve descrição das atividades, como também, os objetivos gerais e específicos para cada aula de acordo com a modalidade a ser vivenciada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43900
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alves, Bruno Cesar de Lira.pdf771,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons