Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43898

Comparte esta pagina

Título : Ensino remoto em tempos de pandemia: quais as consequências para o trabalho docente na Educação Básica?
Autor : HENTRINGER, Fábio Raí Bernardo
Palabras clave : Ensino remoto; Condições de trabalho docente; COVID-19; Educação básica
Fecha de publicación : 20-ago-2021
Resumen : O presente trabalho teve por objetivo analisar o processo do Ensino Remoto no contexto pandêmico, visando compreender seus desdobramentos para o trabalho docente na Educação Básica. Sendo assim, a metodologia utilizada parte de uma pesquisa bibliográfica, na qual foi desenvolvida uma revisão sistemática em revistas, periódicos e no repositório institucional da UFPE. Para análise e interpretação dos dados dos achados, adotamos o método da Análise de Conteúdo. Diante disso, os resultados dos achados permitiram identificar as repercussões do ensino remoto no contexto pandêmico do novo coronavírus, o isolamento social em decorrência da pandemia comprometeu a rotina de milhões famílias em todo o mundo. Como foi apontado nos estudos a implementação do ensino remoto abarcou de forma aligeirada esse „„novo normal‟‟. Constatou-se o aumento da desigualdade no globo, principalmente nos países periféricos, como o caso do Brasil o acesso é fragmentado. Além disso, em relação ao trabalho docente, foi possível identificar a elevação da exploração docente por meio da utilização do ensino remoto, no qual vem acarretando a corrosão dos direitos trabalhistas. A ideia da democratização e expansão do acesso, acaba caindo por terra quando estabelece as relações de disputas e competições, sobre a face da meritocracia. Por fim, para romper o projeto em curso no Brasil mediada pela utilização das Tecnologias Informação e Comunicação – TICs, fragmentada, aligeirada e cada vez mais privatizada, deve ser amplamente discutido pelas camadas populares para garantia de melhores condições de acesso à educação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43898
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Hentringer, Fábio Raí Bernardo.pdf1,33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons