Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43898

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMORIM, Marco Antônio Fidalgo-
dc.contributor.authorHENTRINGER, Fábio Raí Bernardo-
dc.date.accessioned2022-04-12T22:09:11Z-
dc.date.available2022-04-12T22:09:11Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.date.submitted2022-04-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43898-
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo analisar o processo do Ensino Remoto no contexto pandêmico, visando compreender seus desdobramentos para o trabalho docente na Educação Básica. Sendo assim, a metodologia utilizada parte de uma pesquisa bibliográfica, na qual foi desenvolvida uma revisão sistemática em revistas, periódicos e no repositório institucional da UFPE. Para análise e interpretação dos dados dos achados, adotamos o método da Análise de Conteúdo. Diante disso, os resultados dos achados permitiram identificar as repercussões do ensino remoto no contexto pandêmico do novo coronavírus, o isolamento social em decorrência da pandemia comprometeu a rotina de milhões famílias em todo o mundo. Como foi apontado nos estudos a implementação do ensino remoto abarcou de forma aligeirada esse „„novo normal‟‟. Constatou-se o aumento da desigualdade no globo, principalmente nos países periféricos, como o caso do Brasil o acesso é fragmentado. Além disso, em relação ao trabalho docente, foi possível identificar a elevação da exploração docente por meio da utilização do ensino remoto, no qual vem acarretando a corrosão dos direitos trabalhistas. A ideia da democratização e expansão do acesso, acaba caindo por terra quando estabelece as relações de disputas e competições, sobre a face da meritocracia. Por fim, para romper o projeto em curso no Brasil mediada pela utilização das Tecnologias Informação e Comunicação – TICs, fragmentada, aligeirada e cada vez mais privatizada, deve ser amplamente discutido pelas camadas populares para garantia de melhores condições de acesso à educação.pt_BR
dc.format.extent44 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectCondições de trabalho docentept_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleEnsino remoto em tempos de pandemia: quais as consequências para o trabalho docente na Educação Básica?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRAMOS, Hugo Felipe Tavares-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1900086798611114pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8192156992165855pt_BR
dc.description.abstractxThe present research aimed to analyze the Remote Teaching process in the pandemic context, aiming to understand its consequences for the teaching work in Basic Education. Thus, the methodology used is part of a bibliographical research, in which a systematic review was developed in journals, periodicals and in the institutional repository of UFPE. For analysis and interpretation of data from the findings, we adopted the Content Analysis method. Therefore, the results of the findings allowed us to identify the repercussions of remote education in the pandemic context of the new coronavirus, the social isolation resulting from the pandemic compromised the routine of millions of families around the world. As pointed out in the studies, the implementation of remote education has lightly covered this 'new normal'. There was an increase in inequality across the globe, especially in peripheral countries, as in the case of Brazil, access is fragmented. In addition, in relation to teaching work, it was possible to identify the increase in teacher exploitation through the use of remote teaching, which has been causing the erosion of labor rights. The idea of democratization and expansion of access ends up falling to the ground when it establishes relations of disputes and competitions, on the face of meritocracy. Finally, to break the current project in Brazil mediated by the use of Information and Communication Technologies – ICTs, fragmented, lightened and increasingly privatized, it should be widely discussed by the popular layers to guarantee better conditions of access to education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4500346530453255pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hentringer, Fábio Raí Bernardo.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons