Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43898

Compartilhe esta página

Título: Ensino remoto em tempos de pandemia: quais as consequências para o trabalho docente na Educação Básica?
Autor(es): HENTRINGER, Fábio Raí Bernardo
Palavras-chave: Ensino remoto; Condições de trabalho docente; COVID-19; Educação básica
Data do documento: 20-Ago-2021
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo analisar o processo do Ensino Remoto no contexto pandêmico, visando compreender seus desdobramentos para o trabalho docente na Educação Básica. Sendo assim, a metodologia utilizada parte de uma pesquisa bibliográfica, na qual foi desenvolvida uma revisão sistemática em revistas, periódicos e no repositório institucional da UFPE. Para análise e interpretação dos dados dos achados, adotamos o método da Análise de Conteúdo. Diante disso, os resultados dos achados permitiram identificar as repercussões do ensino remoto no contexto pandêmico do novo coronavírus, o isolamento social em decorrência da pandemia comprometeu a rotina de milhões famílias em todo o mundo. Como foi apontado nos estudos a implementação do ensino remoto abarcou de forma aligeirada esse „„novo normal‟‟. Constatou-se o aumento da desigualdade no globo, principalmente nos países periféricos, como o caso do Brasil o acesso é fragmentado. Além disso, em relação ao trabalho docente, foi possível identificar a elevação da exploração docente por meio da utilização do ensino remoto, no qual vem acarretando a corrosão dos direitos trabalhistas. A ideia da democratização e expansão do acesso, acaba caindo por terra quando estabelece as relações de disputas e competições, sobre a face da meritocracia. Por fim, para romper o projeto em curso no Brasil mediada pela utilização das Tecnologias Informação e Comunicação – TICs, fragmentada, aligeirada e cada vez mais privatizada, deve ser amplamente discutido pelas camadas populares para garantia de melhores condições de acesso à educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43898
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hentringer, Fábio Raí Bernardo.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons