Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43891

Comparte esta pagina

Título : O jogo de xadrez como estratégia pedagógica nas aulas de educação física do ensino fundamental
Autor : SILVA, José Daniel Arruda da
Palabras clave : Educação física escolar; Educação lúdica
Fecha de publicación : 6-ago-2021
Resumen : A proposta desse estudo, foi primeiramente mostrar que o Jogo de Xadrez pode sim, ser usado como objeto de estudo próprio, e não apenas coadjuvante em outras disciplinas como Matemática, Geometria, Literatura e Artes em geral, bem como trazêlo para dentro do ambiente escolar, mais especificamente nas aulas de Educação Física, onde esse fabuloso jogo, que só traz benfeitorias aos praticantes, é negligenciado e a ênfase é dada apenas ao movimento corporal durante as aulas de Educação Física. A proposta também traz a ideia de que o Jogo de Xadrez não ser exclusivamente para pessoas de alta classe e/ou superdotadas, e mostra também que independente de quaisquer diferenças, seja de etnia, idade, gênero ou classe social, todos que praticam esse Magnífico Jogo, possuem as mesmas chances de vitória, já que ambos os jogadores possuem os mesmos recursos no início da partida, e o vencedor será aquele que melhor fizer proveito dos seus recursos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43891
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva, José Daniel Arruda da.pdf531,92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons