Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43891

Share on

Title: O jogo de xadrez como estratégia pedagógica nas aulas de educação física do ensino fundamental
Authors: SILVA, José Daniel Arruda da
Keywords: Educação física escolar; Educação lúdica
Issue Date: 6-Aug-2021
Abstract: A proposta desse estudo, foi primeiramente mostrar que o Jogo de Xadrez pode sim, ser usado como objeto de estudo próprio, e não apenas coadjuvante em outras disciplinas como Matemática, Geometria, Literatura e Artes em geral, bem como trazêlo para dentro do ambiente escolar, mais especificamente nas aulas de Educação Física, onde esse fabuloso jogo, que só traz benfeitorias aos praticantes, é negligenciado e a ênfase é dada apenas ao movimento corporal durante as aulas de Educação Física. A proposta também traz a ideia de que o Jogo de Xadrez não ser exclusivamente para pessoas de alta classe e/ou superdotadas, e mostra também que independente de quaisquer diferenças, seja de etnia, idade, gênero ou classe social, todos que praticam esse Magnífico Jogo, possuem as mesmas chances de vitória, já que ambos os jogadores possuem os mesmos recursos no início da partida, e o vencedor será aquele que melhor fizer proveito dos seus recursos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43891
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva, José Daniel Arruda da.pdf531,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons