Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43891

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSILVA, José Daniel Arruda da-
dc.date.accessioned2022-04-12T21:33:02Z-
dc.date.available2022-04-12T21:33:02Z-
dc.date.issued2021-08-06-
dc.date.submitted2022-04-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43891-
dc.description.abstractA proposta desse estudo, foi primeiramente mostrar que o Jogo de Xadrez pode sim, ser usado como objeto de estudo próprio, e não apenas coadjuvante em outras disciplinas como Matemática, Geometria, Literatura e Artes em geral, bem como trazêlo para dentro do ambiente escolar, mais especificamente nas aulas de Educação Física, onde esse fabuloso jogo, que só traz benfeitorias aos praticantes, é negligenciado e a ênfase é dada apenas ao movimento corporal durante as aulas de Educação Física. A proposta também traz a ideia de que o Jogo de Xadrez não ser exclusivamente para pessoas de alta classe e/ou superdotadas, e mostra também que independente de quaisquer diferenças, seja de etnia, idade, gênero ou classe social, todos que praticam esse Magnífico Jogo, possuem as mesmas chances de vitória, já que ambos os jogadores possuem os mesmos recursos no início da partida, e o vencedor será aquele que melhor fizer proveito dos seus recursos.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.titleO jogo de xadrez como estratégia pedagógica nas aulas de educação física do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9657889770611488pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this study was first to show that the Chess Game can indeed be used as its own object of study, and not just a supporting role in other disciplines such as Mathematics, Geometry, Literature and Arts in general, as well as bringing it into the school environment, more specifically in Physical Education classes, where this fabulous game, which only brings improvements to practitioners, is neglected and emphasis is given only to body movement during Physical Education classes. The proposal also brings the idea that the Chess Game is not exclusively for high-class and/or gifted people, and also shows that regardless of any differences, whether of ethnicity, age, gender or social class, everyone who practices this Magnificent Game, have the same chances of victory, since both players have the same resources at the start of the game, and the winner will be the one who makes the best use of their resources.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, José Daniel Arruda da.pdf531,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons