Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43891
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HELEGDA, Lara Colognese | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Daniel Arruda da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T21:33:02Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T21:33:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43891 | - |
dc.description.abstract | A proposta desse estudo, foi primeiramente mostrar que o Jogo de Xadrez pode sim, ser usado como objeto de estudo próprio, e não apenas coadjuvante em outras disciplinas como Matemática, Geometria, Literatura e Artes em geral, bem como trazêlo para dentro do ambiente escolar, mais especificamente nas aulas de Educação Física, onde esse fabuloso jogo, que só traz benfeitorias aos praticantes, é negligenciado e a ênfase é dada apenas ao movimento corporal durante as aulas de Educação Física. A proposta também traz a ideia de que o Jogo de Xadrez não ser exclusivamente para pessoas de alta classe e/ou superdotadas, e mostra também que independente de quaisquer diferenças, seja de etnia, idade, gênero ou classe social, todos que praticam esse Magnífico Jogo, possuem as mesmas chances de vitória, já que ambos os jogadores possuem os mesmos recursos no início da partida, e o vencedor será aquele que melhor fizer proveito dos seus recursos. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação lúdica | pt_BR |
dc.title | O jogo de xadrez como estratégia pedagógica nas aulas de educação física do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9657889770611488 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3249757137030995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The purpose of this study was first to show that the Chess Game can indeed be used as its own object of study, and not just a supporting role in other disciplines such as Mathematics, Geometry, Literature and Arts in general, as well as bringing it into the school environment, more specifically in Physical Education classes, where this fabulous game, which only brings improvements to practitioners, is neglected and emphasis is given only to body movement during Physical Education classes. The proposal also brings the idea that the Chess Game is not exclusively for high-class and/or gifted people, and also shows that regardless of any differences, whether of ethnicity, age, gender or social class, everyone who practices this Magnificent Game, have the same chances of victory, since both players have the same resources at the start of the game, and the winner will be the one who makes the best use of their resources. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, José Daniel Arruda da.pdf | 531,92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons