Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43846

Compartilhe esta página

Título: As contribuições do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra enquanto proposta formativa em escolas de assentamento e acampamentos no município de Escada – Pernambuco.
Autor(es): FREITAS, Cyntia de Oliveira
Palavras-chave: Educação e Estado; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil); Professores - Formação
Data do documento: 18-Fev-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FREITAS, Cyntia de Oliveira. As contribuições do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra enquanto proposta formativa em escolas de assentamento e acampamentos no município de Escada – Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Este trabalho constitui-se de um exercício de pesquisa desenvolvida no contexto do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/Centro Acadêmico do Agreste, que se centra no bojo das reflexões sobre políticas educacionais e formação continuada de professores em escolas de assentamento e acampamento. Desse modo, partimos do seguinte questionamento: De que forma a Pedagogia do MST contribui para a formação continuada dos/as professores/as em turmas multisseriadas da educação básica em escolas de assentamentos e acampamentos? Buscando problematizar e questionar os fundamentos e os sentidos da pedagogia do Movimento enquanto política curricular. Metodologicamente, este estudo é fruto de uma pesquisa documental (ANDRÉ, et al., 2015), tomando como fonte de análise os documentos normativos que versam sobre formação continuada desenvolvidos no município de Escada, em Pernambuco, bem como documentos que trazem a formação inicial e continudada, produzidos pelo coletivo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Faremos uso da abordagem do ciclo de política de Ball e Mainardes (2011) e da Teoria política do discurso, ancorada em Laclau, Lopes e Oliveira. Assim, objetivamos compreender de que forma a pedagogia do MST contribui para a formação inicial e/ou continuada dos/as professores/as em turmas multisseriadas da educação básica em escolas de assentamentos e acampamentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43846
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cyntia de Oliveira Freitas.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons