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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43846

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dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorFREITAS, Cyntia de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-04-12T18:31:48Z-
dc.date.available2022-04-12T18:31:48Z-
dc.date.issued2021-02-18-
dc.identifier.citationFREITAS, Cyntia de Oliveira. As contribuições do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra enquanto proposta formativa em escolas de assentamento e acampamentos no município de Escada – Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43846-
dc.description.abstractEste trabalho constitui-se de um exercício de pesquisa desenvolvida no contexto do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/Centro Acadêmico do Agreste, que se centra no bojo das reflexões sobre políticas educacionais e formação continuada de professores em escolas de assentamento e acampamento. Desse modo, partimos do seguinte questionamento: De que forma a Pedagogia do MST contribui para a formação continuada dos/as professores/as em turmas multisseriadas da educação básica em escolas de assentamentos e acampamentos? Buscando problematizar e questionar os fundamentos e os sentidos da pedagogia do Movimento enquanto política curricular. Metodologicamente, este estudo é fruto de uma pesquisa documental (ANDRÉ, et al., 2015), tomando como fonte de análise os documentos normativos que versam sobre formação continuada desenvolvidos no município de Escada, em Pernambuco, bem como documentos que trazem a formação inicial e continudada, produzidos pelo coletivo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Faremos uso da abordagem do ciclo de política de Ball e Mainardes (2011) e da Teoria política do discurso, ancorada em Laclau, Lopes e Oliveira. Assim, objetivamos compreender de que forma a pedagogia do MST contribui para a formação inicial e/ou continuada dos/as professores/as em turmas multisseriadas da educação básica em escolas de assentamentos e acampamentos.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleAs contribuições do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra enquanto proposta formativa em escolas de assentamento e acampamentos no município de Escada – Pernambuco.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5428345747969089pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis work consists of a research exercise developed in the context of the Post-Graduate Program in Contemporary Education, at the Federal University of Pernambuco - UFPE / Agreste Academic Center, which focuses on the reflections on educational policies and continuing education of teachers in settlement and camp schools. Thus, we start with the following question: How does MST Pedagogy contribute to the continuing education of teachers in multiserial classes of basic education in settlement schools and camps? Seeking to problematize and question the foundations and meanings of the Movement's pedagogy as a curriculum policy. Methodologically, this study is the result of documentary research (ANDRÉ, et al., 2015), taking as a source of analysis the normative documents that deal with continuing education developed in the municipalities of Escada, in Pernambuco, as well as documents that bring initial education. and continued, produced by the collective of the Landless Rural Workers Movement. We will use Ball and Mainardes' (2011) policy cycle approach and the Political Theory of Discourse, anchored in Laclau, Lopes and Oliveira.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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