Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43826
Compartilhe esta página
Título: | A educação física do ensino médio voltada à prevenção do sedentarismo na adolescência e na vida adulta: uma revisão narrativa |
Autor(es): | TEXEIRA, Márcia Maria de Andrade. |
Palavras-chave: | Educação física para adolescentes; Educação física escolar; Sedentarismo – adolescentes |
Data do documento: | 13-Nov-2020 |
Abstract: | A Educação Física escolar tem papel primordial na prevenção do sedentarismo e, sendo o ensino médio, a porta de saída para a vida adulta, é nesse momento que o professor precisa utilizar-se do interesse e conhecimento dos mesmos à prática de alguma atividade física, mostrando-lhes a cultura corporal de movimentos e os conteúdos que dela fazem parte, desenvolvendo conhecimento necessário para buscar uma vida ativa na vida adulta, após o término da trajetória escolar. Além disso, o estudo expôs a importância da boa orientação do(a) professor(a) na prevenção do sedentarismo na adolescência e na vida adulta fazendo o aluno refletir o movimento na tentativa de fazer com que estes desenvolvam autonomia e identifiquem a importância da prática de exercício na prevenção de doenças crônicas como, obesidade, diabetes e hipertensão, com base na realidade dos alunos, facilitando o acesso dos mesmos a uma aprendizagem de qualidade e funcionalidade. Portanto objetivou-se com a pesquisa como os professores de educação física a partir de suas aulas no ensino médio descritas na literatura científica, podem conscientizar seus alunos da importância de se conhecer e praticar exercícios físicos diariamente para reduzir o sedentarismo. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de uma Revisão Bibliográfica Narrativa a partir de livros e publicações de artigos científicos nacionais contidos nas bases de dados, Google Acadêmico, SCIELO e Repositório da UFPE. Conclui-se, então, que a tarefa de conscientizar jovens/adultos no período escolar, a respeito da prática de exercícios físicos, jogos, ginásticas, enfim, conscientizar para o movimento e o professor de educação física, precisa estar consciente das suas ações éticas, desenvolvendo seus planejamentos de aulas focando na construção do conhecimento, na resolução de problemas entre o professor/ aluno, facilitando o acesso de ambos ao conhecimento de qualidade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43826 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Teixeira, Márcia Maria de Andrade.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons