Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43826
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HELEGDA, Lara Colognese | - |
dc.contributor.author | TEXEIRA, Márcia Maria de Andrade. | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-11T22:16:49Z | - |
dc.date.available | 2022-04-11T22:16:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-13 | - |
dc.date.submitted | 2020-04-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43826 | - |
dc.description.abstract | A Educação Física escolar tem papel primordial na prevenção do sedentarismo e, sendo o ensino médio, a porta de saída para a vida adulta, é nesse momento que o professor precisa utilizar-se do interesse e conhecimento dos mesmos à prática de alguma atividade física, mostrando-lhes a cultura corporal de movimentos e os conteúdos que dela fazem parte, desenvolvendo conhecimento necessário para buscar uma vida ativa na vida adulta, após o término da trajetória escolar. Além disso, o estudo expôs a importância da boa orientação do(a) professor(a) na prevenção do sedentarismo na adolescência e na vida adulta fazendo o aluno refletir o movimento na tentativa de fazer com que estes desenvolvam autonomia e identifiquem a importância da prática de exercício na prevenção de doenças crônicas como, obesidade, diabetes e hipertensão, com base na realidade dos alunos, facilitando o acesso dos mesmos a uma aprendizagem de qualidade e funcionalidade. Portanto objetivou-se com a pesquisa como os professores de educação física a partir de suas aulas no ensino médio descritas na literatura científica, podem conscientizar seus alunos da importância de se conhecer e praticar exercícios físicos diariamente para reduzir o sedentarismo. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de uma Revisão Bibliográfica Narrativa a partir de livros e publicações de artigos científicos nacionais contidos nas bases de dados, Google Acadêmico, SCIELO e Repositório da UFPE. Conclui-se, então, que a tarefa de conscientizar jovens/adultos no período escolar, a respeito da prática de exercícios físicos, jogos, ginásticas, enfim, conscientizar para o movimento e o professor de educação física, precisa estar consciente das suas ações éticas, desenvolvendo seus planejamentos de aulas focando na construção do conhecimento, na resolução de problemas entre o professor/ aluno, facilitando o acesso de ambos ao conhecimento de qualidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física para adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Sedentarismo – adolescentes | pt_BR |
dc.title | A educação física do ensino médio voltada à prevenção do sedentarismo na adolescência e na vida adulta: uma revisão narrativa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3249757137030995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | School Physical Education has a primary role in preventing physical inactivity and, since high school is the gateway to adult life, it is at that moment that the teacher needs to use their interest and knowledge to practice some physical activity, showing them the body culture of movements and the contents that are part of it, developing the necessary knowledge to seek an active life in adult life, after the end of the school trajectory. In addition, the study exposed the importance of good teacher guidance in preventing sedentary lifestyle in adolescence and adult life by making the student reflect on the movement in an attempt to make them develop autonomy and identify the importance of practice exercise in the prevention of chronic diseases such as obesity, diabetes and hypertension, based on the reality of the students, facilitating their access to quality learning and functionality. Therefore, the objective of the research was how physical education teachers from their high school classes described in the scientific literature, can make their students aware of the importance of knowing and practicing physical exercises daily to reduce sedentary lifestyle. For this, a qualitative research was carried out, carried out through a Narrative Bibliographic Review based on books and publications of national scientific articles contained in the databases, Google Scholar, SCIELO and UFPE Repository. It is concluded, then, that the task of raising young people / adults in the school period, regarding the practice of physical exercises, games, gymnastics, in short, raising awareness of the movement and the physical education teacher, needs to be aware of their ethical actions , developing their lesson plans focusing on building knowledge, solving problems between the teacher / student, facilitating both access to quality knowledge. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Teixeira, Márcia Maria de Andrade.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons