Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43826

Share on

Title: A educação física do ensino médio voltada à prevenção do sedentarismo na adolescência e na vida adulta: uma revisão narrativa
Authors: TEXEIRA, Márcia Maria de Andrade.
Keywords: Educação física para adolescentes; Educação física escolar; Sedentarismo – adolescentes
Issue Date: 13-Nov-2020
Abstract: A Educação Física escolar tem papel primordial na prevenção do sedentarismo e, sendo o ensino médio, a porta de saída para a vida adulta, é nesse momento que o professor precisa utilizar-se do interesse e conhecimento dos mesmos à prática de alguma atividade física, mostrando-lhes a cultura corporal de movimentos e os conteúdos que dela fazem parte, desenvolvendo conhecimento necessário para buscar uma vida ativa na vida adulta, após o término da trajetória escolar. Além disso, o estudo expôs a importância da boa orientação do(a) professor(a) na prevenção do sedentarismo na adolescência e na vida adulta fazendo o aluno refletir o movimento na tentativa de fazer com que estes desenvolvam autonomia e identifiquem a importância da prática de exercício na prevenção de doenças crônicas como, obesidade, diabetes e hipertensão, com base na realidade dos alunos, facilitando o acesso dos mesmos a uma aprendizagem de qualidade e funcionalidade. Portanto objetivou-se com a pesquisa como os professores de educação física a partir de suas aulas no ensino médio descritas na literatura científica, podem conscientizar seus alunos da importância de se conhecer e praticar exercícios físicos diariamente para reduzir o sedentarismo. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de uma Revisão Bibliográfica Narrativa a partir de livros e publicações de artigos científicos nacionais contidos nas bases de dados, Google Acadêmico, SCIELO e Repositório da UFPE. Conclui-se, então, que a tarefa de conscientizar jovens/adultos no período escolar, a respeito da prática de exercícios físicos, jogos, ginásticas, enfim, conscientizar para o movimento e o professor de educação física, precisa estar consciente das suas ações éticas, desenvolvendo seus planejamentos de aulas focando na construção do conhecimento, na resolução de problemas entre o professor/ aluno, facilitando o acesso de ambos ao conhecimento de qualidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43826
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Teixeira, Márcia Maria de Andrade.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons