Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43826
Share on
Title: | A educação física do ensino médio voltada à prevenção do sedentarismo na adolescência e na vida adulta: uma revisão narrativa |
Authors: | TEXEIRA, Márcia Maria de Andrade. |
Keywords: | Educação física para adolescentes; Educação física escolar; Sedentarismo – adolescentes |
Issue Date: | 13-Nov-2020 |
Abstract: | A Educação Física escolar tem papel primordial na prevenção do sedentarismo e, sendo o ensino médio, a porta de saída para a vida adulta, é nesse momento que o professor precisa utilizar-se do interesse e conhecimento dos mesmos à prática de alguma atividade física, mostrando-lhes a cultura corporal de movimentos e os conteúdos que dela fazem parte, desenvolvendo conhecimento necessário para buscar uma vida ativa na vida adulta, após o término da trajetória escolar. Além disso, o estudo expôs a importância da boa orientação do(a) professor(a) na prevenção do sedentarismo na adolescência e na vida adulta fazendo o aluno refletir o movimento na tentativa de fazer com que estes desenvolvam autonomia e identifiquem a importância da prática de exercício na prevenção de doenças crônicas como, obesidade, diabetes e hipertensão, com base na realidade dos alunos, facilitando o acesso dos mesmos a uma aprendizagem de qualidade e funcionalidade. Portanto objetivou-se com a pesquisa como os professores de educação física a partir de suas aulas no ensino médio descritas na literatura científica, podem conscientizar seus alunos da importância de se conhecer e praticar exercícios físicos diariamente para reduzir o sedentarismo. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de uma Revisão Bibliográfica Narrativa a partir de livros e publicações de artigos científicos nacionais contidos nas bases de dados, Google Acadêmico, SCIELO e Repositório da UFPE. Conclui-se, então, que a tarefa de conscientizar jovens/adultos no período escolar, a respeito da prática de exercícios físicos, jogos, ginásticas, enfim, conscientizar para o movimento e o professor de educação física, precisa estar consciente das suas ações éticas, desenvolvendo seus planejamentos de aulas focando na construção do conhecimento, na resolução de problemas entre o professor/ aluno, facilitando o acesso de ambos ao conhecimento de qualidade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43826 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Teixeira, Márcia Maria de Andrade.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License