Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43800

Share on

Title: Uma abordagem contextualizada para o conteúdo de oxirredução: a química envolvida na descoloração do cabelo
Authors: SILVA, Jéssica Aparecida Barbosa Ferreira da
Keywords: Ensino Contextualizado; Química; Descoloração; Oxirredução
Issue Date: 21-Dec-2021
Citation: SILVA, Jéssica Aparecida Barbosa Ferreira da. UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O CONTEÚDO DE OXIRREDUÇÃO: a química envolvida na descoloração do cabelo. 2022. Trabalho de conclusão de Curso Licenciatura em Química - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Apesar da química se fazer presente no nosso cotidiano, existe por parte dos estudantes uma dificuldade no processo de aprendizagem dessa ciência. Essa realidade pode estar relacionada ao fato do Ensino de Química utilizar práticas tradicionais, nas quais, os conteúdos apresentados são descontextualizados e desconectados do cotidiano do aluno, o que pode levar a falta de motivação em compreender tais conteúdo. Esse trabalho teve como objetivo geral avaliar a aprendizagem de um grupo de alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Surubim-PE por meio de uma abordagem contextualizada do conteúdo de oxirredução envolvendo a química da descoloração do cabelo. A metodologia é constituída por uma pesquisa classificada como descritiva e experimental de eixo qualitativo. A coleta de dados ocorreu no mês de outubro de 2021. Os sujeitos da pesquisa foram 10 alunos de uma escola estadual da cidade de Surubim-PE. A metodologia da pesquisa foi dividida em três momentos, o planejamento e o desenvolvimento da sequência didática, a coleta de dados, na qual o instrumento de coleta foi o questionário, e a análises dos dados que consistiu em interpretar as respostas dos alunos contidas nos questionários. Aos serem questionados se conseguiam relacionar o conteúdo de oxirredução com a descoloração do cabelo, todos os alunos responderam que sim. Entretanto, ao analisar as respostas que se referia ao conteúdo, percebeuse que a maioria não conseguiu relacionar o conteúdo com o processo de descoloração de forma coerente, como também não conseguiu definir alguns dos principais conceitos relacionados ao conteúdo de oxirredução. O resultado dessa pesquisa nos revela que os alunos estão tão acostumados a aulas meramente tradicionais que uma sequência didática não é suficiente para tornar os alunos agentes críticos e detentores do saber científico. É nesse sentido que se faz necessário o uso de abordagens, que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem e consequentemente desenvolva o senso crítico dos mesmos, como é o caso da contextualização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43800
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC para deposito (1).pdf762,17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons