Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43800

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEDROSA, Gilmara Gonzaga-
dc.contributor.authorSILVA, Jéssica Aparecida Barbosa Ferreira da-
dc.date.accessioned2022-04-11T19:31:28Z-
dc.date.available2022-04-11T19:31:28Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.date.submitted2022-04-05-
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Aparecida Barbosa Ferreira da. UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O CONTEÚDO DE OXIRREDUÇÃO: a química envolvida na descoloração do cabelo. 2022. Trabalho de conclusão de Curso Licenciatura em Química - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43800-
dc.description.abstractApesar da química se fazer presente no nosso cotidiano, existe por parte dos estudantes uma dificuldade no processo de aprendizagem dessa ciência. Essa realidade pode estar relacionada ao fato do Ensino de Química utilizar práticas tradicionais, nas quais, os conteúdos apresentados são descontextualizados e desconectados do cotidiano do aluno, o que pode levar a falta de motivação em compreender tais conteúdo. Esse trabalho teve como objetivo geral avaliar a aprendizagem de um grupo de alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Surubim-PE por meio de uma abordagem contextualizada do conteúdo de oxirredução envolvendo a química da descoloração do cabelo. A metodologia é constituída por uma pesquisa classificada como descritiva e experimental de eixo qualitativo. A coleta de dados ocorreu no mês de outubro de 2021. Os sujeitos da pesquisa foram 10 alunos de uma escola estadual da cidade de Surubim-PE. A metodologia da pesquisa foi dividida em três momentos, o planejamento e o desenvolvimento da sequência didática, a coleta de dados, na qual o instrumento de coleta foi o questionário, e a análises dos dados que consistiu em interpretar as respostas dos alunos contidas nos questionários. Aos serem questionados se conseguiam relacionar o conteúdo de oxirredução com a descoloração do cabelo, todos os alunos responderam que sim. Entretanto, ao analisar as respostas que se referia ao conteúdo, percebeuse que a maioria não conseguiu relacionar o conteúdo com o processo de descoloração de forma coerente, como também não conseguiu definir alguns dos principais conceitos relacionados ao conteúdo de oxirredução. O resultado dessa pesquisa nos revela que os alunos estão tão acostumados a aulas meramente tradicionais que uma sequência didática não é suficiente para tornar os alunos agentes críticos e detentores do saber científico. É nesse sentido que se faz necessário o uso de abordagens, que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem e consequentemente desenvolva o senso crítico dos mesmos, como é o caso da contextualização.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Contextualizadopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectDescoloraçãopt_BR
dc.subjectOxirreduçãopt_BR
dc.titleUma abordagem contextualizada para o conteúdo de oxirredução: a química envolvida na descoloração do cabelopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4321016867381686pt_BR
dc.description.abstractxAlthough chemistry is present in our daily lives, there is a difficulty on the part of students in the learning process of this science. This reality may be related to the fact that Chemistry Teaching uses traditional practices, in which the contents presented are decontextualized and disconnected from the student's daily life, which can lead to a lack of motivation to understand such content. This study aimed to evaluate the learning of a group of second year high school students from a state school in the city of Surubim-PE through a contextualized approach to the redox content involving the chemistry of hair bleaching. The methodology consists of a research classified as descriptive and experimental with a qualitative axis. Data collection took place in October 2021. The research subjects were 10 students from a state school in the city of SurubimPE. The research methodology was divided into three moments, the planning and development of the didactic sequence, the data collection, in which the instrument of collection was the questionnaire, and the analysis of the data that consisted of interpreting the answers of the students contained in the questionnaires. . When asked if they could relate the oxidationreduction content with hair discoloration, all students answered yes. However, when analyzing the answers that referred to the content, it was noticed that most of them were not able to relate the content with the discoloration process in a coherent way, as well as they were not able to define some of the main concepts related to the oxidation-reduction content. The result of this research reveals that students are so used to merely traditional classes that a didactic sequence is not enough to make students critical agents and holders of scientific knowledge. It is in this sense that it is necessary to use approaches that place the student at the center of the teaching and learning process and consequently develop their critical sense, as is the case of contextualization.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC para deposito (1).pdf762,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons