Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43800
Compartilhe esta página
Título: | Uma abordagem contextualizada para o conteúdo de oxirredução: a química envolvida na descoloração do cabelo |
Autor(es): | SILVA, Jéssica Aparecida Barbosa Ferreira da |
Palavras-chave: | Ensino Contextualizado; Química; Descoloração; Oxirredução |
Data do documento: | 21-Dez-2021 |
Citação: | SILVA, Jéssica Aparecida Barbosa Ferreira da. UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O CONTEÚDO DE OXIRREDUÇÃO: a química envolvida na descoloração do cabelo. 2022. Trabalho de conclusão de Curso Licenciatura em Química - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | Apesar da química se fazer presente no nosso cotidiano, existe por parte dos estudantes uma dificuldade no processo de aprendizagem dessa ciência. Essa realidade pode estar relacionada ao fato do Ensino de Química utilizar práticas tradicionais, nas quais, os conteúdos apresentados são descontextualizados e desconectados do cotidiano do aluno, o que pode levar a falta de motivação em compreender tais conteúdo. Esse trabalho teve como objetivo geral avaliar a aprendizagem de um grupo de alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Surubim-PE por meio de uma abordagem contextualizada do conteúdo de oxirredução envolvendo a química da descoloração do cabelo. A metodologia é constituída por uma pesquisa classificada como descritiva e experimental de eixo qualitativo. A coleta de dados ocorreu no mês de outubro de 2021. Os sujeitos da pesquisa foram 10 alunos de uma escola estadual da cidade de Surubim-PE. A metodologia da pesquisa foi dividida em três momentos, o planejamento e o desenvolvimento da sequência didática, a coleta de dados, na qual o instrumento de coleta foi o questionário, e a análises dos dados que consistiu em interpretar as respostas dos alunos contidas nos questionários. Aos serem questionados se conseguiam relacionar o conteúdo de oxirredução com a descoloração do cabelo, todos os alunos responderam que sim. Entretanto, ao analisar as respostas que se referia ao conteúdo, percebeuse que a maioria não conseguiu relacionar o conteúdo com o processo de descoloração de forma coerente, como também não conseguiu definir alguns dos principais conceitos relacionados ao conteúdo de oxirredução. O resultado dessa pesquisa nos revela que os alunos estão tão acostumados a aulas meramente tradicionais que uma sequência didática não é suficiente para tornar os alunos agentes críticos e detentores do saber científico. É nesse sentido que se faz necessário o uso de abordagens, que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem e consequentemente desenvolva o senso crítico dos mesmos, como é o caso da contextualização. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43800 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC para deposito (1).pdf | 762,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons