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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43786
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Title: | Projeto de múltiplas longarinas de uma ponte rodoviária utilizando concreto protendido. |
Authors: | SILVA, João Marcos da |
Keywords: | Concreto protendido; Pontes; Vigas de concreto protendido |
Issue Date: | 28-Nov-2019 |
Citation: | SILVA, João Marcos da. Projeto de múltiplas longarinas de uma ponte rodoviária utilizando concreto protendido. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | A construção de pontes representa um dos maiores custos quando se inicia um novo projeto rodoviário, assim, buscar por maneiras que otimizem essas estruturas, minimizando a quantidade de material utilizada através do melhor aproveitamento dos mesmos é algo fundamental para gerar projetos mais viáveis. Dentro desse contexto, destaca-se a aplicação da protensão a essas estruturas, pois, ela permite explorar ao máximo a resistência a tração do aço e a resistência a compressão do concreto, fazendo com que ambos os materiais trabalhem em conjunto de maneira mais eficiente. Este trabalho consiste na elaboração do projeto estrutural das múltiplas longarinas do tabuleiro de uma ponte utilizando concreto protendido. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica com o intuito de abordar o histórico e as principais propriedades do concreto protendido. O projeto foi desenvolvido no software Mathcad 15.0, o qual junto com softwares auxiliares permitiu determinar os esforços atuantes em cada longarina do tabuleiro, e, com esses valores, determinou-se a longarina mais solicitada, a qual foi dimensionada no restante do projeto. Posteriormente, determinou-se o esforço de protensão mínimo que deve atuar na estrutura e, em seguida, através do posicionamento do cabo equivalente de protensão, foram calculadas as perdas de protensão imediatas e progressivas. Ao final do projeto foram verificadas as situações dos estados limites últimos de fadiga e de flexão da armadura ativa e também se realizou a verificação do estado limite de serviço de deformações excessivas. Os resultados obtidos permitiram concluir que a utilização da protensão contribuiu para reduzir a quantidade de aço utilizada na estrutura, além de diminuir as deformações e ainda melhorar o comportamento da viga aos efeitos da fadiga. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43786 |
Appears in Collections: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
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