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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Douglas Mateus de-
dc.contributor.authorSILVA, João Marcos da-
dc.date.accessioned2022-04-11T17:39:33Z-
dc.date.available2022-04-11T17:39:33Z-
dc.date.issued2019-11-28-
dc.date.submitted2022-04-11-
dc.identifier.citationSILVA, João Marcos da. Projeto de múltiplas longarinas de uma ponte rodoviária utilizando concreto protendido. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43786-
dc.description.abstractA construção de pontes representa um dos maiores custos quando se inicia um novo projeto rodoviário, assim, buscar por maneiras que otimizem essas estruturas, minimizando a quantidade de material utilizada através do melhor aproveitamento dos mesmos é algo fundamental para gerar projetos mais viáveis. Dentro desse contexto, destaca-se a aplicação da protensão a essas estruturas, pois, ela permite explorar ao máximo a resistência a tração do aço e a resistência a compressão do concreto, fazendo com que ambos os materiais trabalhem em conjunto de maneira mais eficiente. Este trabalho consiste na elaboração do projeto estrutural das múltiplas longarinas do tabuleiro de uma ponte utilizando concreto protendido. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica com o intuito de abordar o histórico e as principais propriedades do concreto protendido. O projeto foi desenvolvido no software Mathcad 15.0, o qual junto com softwares auxiliares permitiu determinar os esforços atuantes em cada longarina do tabuleiro, e, com esses valores, determinou-se a longarina mais solicitada, a qual foi dimensionada no restante do projeto. Posteriormente, determinou-se o esforço de protensão mínimo que deve atuar na estrutura e, em seguida, através do posicionamento do cabo equivalente de protensão, foram calculadas as perdas de protensão imediatas e progressivas. Ao final do projeto foram verificadas as situações dos estados limites últimos de fadiga e de flexão da armadura ativa e também se realizou a verificação do estado limite de serviço de deformações excessivas. Os resultados obtidos permitiram concluir que a utilização da protensão contribuiu para reduzir a quantidade de aço utilizada na estrutura, além de diminuir as deformações e ainda melhorar o comportamento da viga aos efeitos da fadiga.pt_BR
dc.format.extent123p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConcreto protendidopt_BR
dc.subjectPontespt_BR
dc.subjectVigas de concreto protendidopt_BR
dc.titleProjeto de múltiplas longarinas de uma ponte rodoviária utilizando concreto protendido.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9798318672044194pt_BR
dc.description.abstractxThe construction of bridges represents one of the biggest costs when starting a new road project, so, searching for ways that optimize these structures through the minimization of the amount of material used making the best use of them, is fundamental to create more viable projects. In this context, the application of prestressing to these structures stands out, since it allows the maximum exploitation of the tensile strength of steel and the compressive strength of concrete, making both materials work together more efficiently. This work consists in the elaboration of the structural design of the multiple girders of a bridge deck using prestressed concrete. Initially, a bibliographic review was made in order to approach the history and the main properties of prestressed concrete. The project was developed using Mathcad 15.0 software, which together with other software’s allowed to determine the forces acting on each girder of the deck, and with these values, the most requested girder was determined, which was dimensioned in the rest of the project. Subsequently, the minimum prestressing force that must act on the structure was determined and then, through the positioning of the equivalent prestressing cable, immediate and progressive prestressing losses were calculated. At the end of the project, the situations of the last state limits of fatigue and flexion of the cabo were verified, and the service state limit of excessive deformations was also considered. The results allowed to conclude that the use of prestressing contributed to reduce the amount of steel used in the structure, besides reducing the deformations and also improving the behavior of the beam to the effects of fatigue.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

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