Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43761

Comparte esta pagina

Título : A mediação cultural: uma análise das produções científicas do grupo de trabalhos 24, educação e arte, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa na Educação.
Autor : ALBUQUERQUE, Fernanda Maria Santos
Palabras clave : Cultura; Mediação; Arte - Estudo e ensino; Educação básica
Fecha de publicación : 25-feb-2015
Citación : ALBUQUERQUE, Fernanda Maria Santos. A mediação cultural: uma análise das produções científicas do grupo de trabalhos 24, educação e arte, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa na Educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.
Resumen : Denuncia a inexistência do diálogo entre a mediação cultural e o ensino de artes na educação básica em pesquisas publicadas pelo Grupo de Trabalhos 24, intitulado Educação e Arte, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. O faz a partir da identificação do perfil das produções científicas publicadas no GT 24 da ANPED e da análise dos enfoques expressos nas pesquisas do GT 24 que concernem à mediação cultural nas aulas do ensino de arte da educação básica. Encontra aporte teórico em Canen (2007), Damázio (2008) que discutem sobre o tema da pluralidade cultural; Vieira (2007) e os Parâmetros Curriculares para a Educação Básica no que tange aos documentos legais que tocam a pluralidade cultural em contexto educacional; Martins (2011) Barbosa e Coutinho (2009) no que compreende a especificidade própria da mediação cultural; Ferraz e Fusari (2010), Frange (2007) entre outros, em referência à definição da arte, seu ensino e seu potencial mediador; e Bredariolli (2010) no que tange à abordagem triangular do ensino de arte.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43761
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALBUQUERQUE, Fernanda Maria Santos.pdf1,28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons