Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43761
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Fernanda Maria Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-11T16:54:48Z | - |
dc.date.available | 2022-04-11T16:54:48Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-08 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Fernanda Maria Santos. A mediação cultural: uma análise das produções científicas do grupo de trabalhos 24, educação e arte, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa na Educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43761 | - |
dc.description.abstract | Denuncia a inexistência do diálogo entre a mediação cultural e o ensino de artes na educação básica em pesquisas publicadas pelo Grupo de Trabalhos 24, intitulado Educação e Arte, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. O faz a partir da identificação do perfil das produções científicas publicadas no GT 24 da ANPED e da análise dos enfoques expressos nas pesquisas do GT 24 que concernem à mediação cultural nas aulas do ensino de arte da educação básica. Encontra aporte teórico em Canen (2007), Damázio (2008) que discutem sobre o tema da pluralidade cultural; Vieira (2007) e os Parâmetros Curriculares para a Educação Básica no que tange aos documentos legais que tocam a pluralidade cultural em contexto educacional; Martins (2011) Barbosa e Coutinho (2009) no que compreende a especificidade própria da mediação cultural; Ferraz e Fusari (2010), Frange (2007) entre outros, em referência à definição da arte, seu ensino e seu potencial mediador; e Bredariolli (2010) no que tange à abordagem triangular do ensino de arte. | pt_BR |
dc.format.extent | 38p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | A mediação cultural: uma análise das produções científicas do grupo de trabalhos 24, educação e arte, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa na Educação. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BRAGA, Paulo David de Amorim | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0373233130566792 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7499106178785950 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALBUQUERQUE, Fernanda Maria Santos.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons