Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43761

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Fernanda Maria Santos-
dc.date.accessioned2022-04-11T16:54:48Z-
dc.date.available2022-04-11T16:54:48Z-
dc.date.issued2015-02-25-
dc.date.submitted2022-04-08-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Fernanda Maria Santos. A mediação cultural: uma análise das produções científicas do grupo de trabalhos 24, educação e arte, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa na Educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43761-
dc.description.abstractDenuncia a inexistência do diálogo entre a mediação cultural e o ensino de artes na educação básica em pesquisas publicadas pelo Grupo de Trabalhos 24, intitulado Educação e Arte, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. O faz a partir da identificação do perfil das produções científicas publicadas no GT 24 da ANPED e da análise dos enfoques expressos nas pesquisas do GT 24 que concernem à mediação cultural nas aulas do ensino de arte da educação básica. Encontra aporte teórico em Canen (2007), Damázio (2008) que discutem sobre o tema da pluralidade cultural; Vieira (2007) e os Parâmetros Curriculares para a Educação Básica no que tange aos documentos legais que tocam a pluralidade cultural em contexto educacional; Martins (2011) Barbosa e Coutinho (2009) no que compreende a especificidade própria da mediação cultural; Ferraz e Fusari (2010), Frange (2007) entre outros, em referência à definição da arte, seu ensino e seu potencial mediador; e Bredariolli (2010) no que tange à abordagem triangular do ensino de arte.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleA mediação cultural: uma análise das produções científicas do grupo de trabalhos 24, educação e arte, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa na Educação.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBRAGA, Paulo David de Amorim-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0373233130566792pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7499106178785950pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALBUQUERQUE, Fernanda Maria Santos.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons