Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43753
Comparte esta pagina
Título : | O Modelo das Múltiplas Perspectivas de Pernambuco (MoMuP-PE) como prática pedagógica nas aulas de biologia: uma revisão de literatura |
Autor : | ALBUQUERQUE, Luclécia Luciene de |
Palabras clave : | Prática pedagógica; Didática; Método de ensino |
Fecha de publicación : | 26-ago-2021 |
Resumen : | O MoMuP-PE tem sua origem no Modelo das Múltiplas Perspectivas (MoMuP) o qual foi desenvolvido por Carvalho (2011), onde o mesmo aplicou um modelo fundamentado nos princípios Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC). O presente estudo teve como objetivo destaque: Revisar as pesquisas que abordaram o uso do MOMUP-PE como proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem de conteúdos escolares. O mesmo foi realizado no período de entre janeiro a agosto de 2021. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: Google acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Portal de Periódico CAPES. A busca na base de dados foi realizada utilizando-se as seguintes palavras chaves: Didática, Ensino de biologia, MOMUP-PE, Prática pedagógica. O estudo identificou que a apropriação paradigmática, de ciências e da prática, deve ocorrer, por parte do docente, de forma processual e gradativa, sempre sendo materializada de formas diferentes nas distintas etapas de sua trajetória. No entanto, as idealizadoras do MoMuP-PE, pressupõem que o processo de ensino-aprendizagem deve ser dinâmico, flexível e pautado através de movimentos constantes de transição paradigmática, onde o docente venha a se permitir refletir, reformular e vivenciar novos processos de ensino-aprendizagem. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43753 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Albuquerque, Luclécia Luciene de (1).pdf | 166,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons