Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43753

Share on

Title: O Modelo das Múltiplas Perspectivas de Pernambuco (MoMuP-PE) como prática pedagógica nas aulas de biologia: uma revisão de literatura
Authors: ALBUQUERQUE, Luclécia Luciene de
Keywords: Prática pedagógica; Didática; Método de ensino
Issue Date: 26-Aug-2021
Abstract: O MoMuP-PE tem sua origem no Modelo das Múltiplas Perspectivas (MoMuP) o qual foi desenvolvido por Carvalho (2011), onde o mesmo aplicou um modelo fundamentado nos princípios Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC). O presente estudo teve como objetivo destaque: Revisar as pesquisas que abordaram o uso do MOMUP-PE como proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem de conteúdos escolares. O mesmo foi realizado no período de entre janeiro a agosto de 2021. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: Google acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Portal de Periódico CAPES. A busca na base de dados foi realizada utilizando-se as seguintes palavras chaves: Didática, Ensino de biologia, MOMUP-PE, Prática pedagógica. O estudo identificou que a apropriação paradigmática, de ciências e da prática, deve ocorrer, por parte do docente, de forma processual e gradativa, sempre sendo materializada de formas diferentes nas distintas etapas de sua trajetória. No entanto, as idealizadoras do MoMuP-PE, pressupõem que o processo de ensino-aprendizagem deve ser dinâmico, flexível e pautado através de movimentos constantes de transição paradigmática, onde o docente venha a se permitir refletir, reformular e vivenciar novos processos de ensino-aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43753
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Albuquerque, Luclécia Luciene de (1).pdf166,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons