Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43753
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CHAGAS, Cristiano | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Luclécia Luciene de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-08T19:05:51Z | - |
dc.date.available | 2022-04-08T19:05:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43753 | - |
dc.description.abstract | O MoMuP-PE tem sua origem no Modelo das Múltiplas Perspectivas (MoMuP) o qual foi desenvolvido por Carvalho (2011), onde o mesmo aplicou um modelo fundamentado nos princípios Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC). O presente estudo teve como objetivo destaque: Revisar as pesquisas que abordaram o uso do MOMUP-PE como proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem de conteúdos escolares. O mesmo foi realizado no período de entre janeiro a agosto de 2021. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: Google acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Portal de Periódico CAPES. A busca na base de dados foi realizada utilizando-se as seguintes palavras chaves: Didática, Ensino de biologia, MOMUP-PE, Prática pedagógica. O estudo identificou que a apropriação paradigmática, de ciências e da prática, deve ocorrer, por parte do docente, de forma processual e gradativa, sempre sendo materializada de formas diferentes nas distintas etapas de sua trajetória. No entanto, as idealizadoras do MoMuP-PE, pressupõem que o processo de ensino-aprendizagem deve ser dinâmico, flexível e pautado através de movimentos constantes de transição paradigmática, onde o docente venha a se permitir refletir, reformular e vivenciar novos processos de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Método de ensino | pt_BR |
dc.title | O Modelo das Múltiplas Perspectivas de Pernambuco (MoMuP-PE) como prática pedagógica nas aulas de biologia: uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0536152696583586 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3655967111364115 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The MoMuP-PE has its origins in the Multiple Perspectives Model (MoMuP) which was developed by Carvalho (2011), where he applied a model based on the Cognitive Flexibility Theory (TFC) principles. This study aimed to highlight: Review the research that addressed the use of MOMUP-PE as a methodological proposal for teaching and learning school content. The same was carried out from January to August 2021. The following databases were used: Academic Google, Scientific Electronic Library Online (SciELO) and CAPES Journal Portal. The search in the database was carried out using the following keywords: Didactics, Biology Teaching, MOMUP-PE, Pedagogical Practice. The study identified that the paradigmatic appropriation of science and practice must occur, by the teacher, in a procedural and gradual way, always being materialized in different ways in the different stages of their trajectory. However, the creators of MoMuP-PE assume that the teaching-learning process must be dynamic, flexible and guided by constant movements of paradigm transition, where the teacher will allow himself to reflect, reformulate and experience new teaching processes. learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Albuquerque, Luclécia Luciene de (1).pdf | 166,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons