Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43753

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCHAGAS, Cristiano-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Luclécia Luciene de-
dc.date.accessioned2022-04-08T19:05:51Z-
dc.date.available2022-04-08T19:05:51Z-
dc.date.issued2021-08-26-
dc.date.submitted2022-04-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43753-
dc.description.abstractO MoMuP-PE tem sua origem no Modelo das Múltiplas Perspectivas (MoMuP) o qual foi desenvolvido por Carvalho (2011), onde o mesmo aplicou um modelo fundamentado nos princípios Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC). O presente estudo teve como objetivo destaque: Revisar as pesquisas que abordaram o uso do MOMUP-PE como proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem de conteúdos escolares. O mesmo foi realizado no período de entre janeiro a agosto de 2021. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: Google acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Portal de Periódico CAPES. A busca na base de dados foi realizada utilizando-se as seguintes palavras chaves: Didática, Ensino de biologia, MOMUP-PE, Prática pedagógica. O estudo identificou que a apropriação paradigmática, de ciências e da prática, deve ocorrer, por parte do docente, de forma processual e gradativa, sempre sendo materializada de formas diferentes nas distintas etapas de sua trajetória. No entanto, as idealizadoras do MoMuP-PE, pressupõem que o processo de ensino-aprendizagem deve ser dinâmico, flexível e pautado através de movimentos constantes de transição paradigmática, onde o docente venha a se permitir refletir, reformular e vivenciar novos processos de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectMétodo de ensinopt_BR
dc.titleO Modelo das Múltiplas Perspectivas de Pernambuco (MoMuP-PE) como prática pedagógica nas aulas de biologia: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0536152696583586pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3655967111364115pt_BR
dc.description.abstractxThe MoMuP-PE has its origins in the Multiple Perspectives Model (MoMuP) which was developed by Carvalho (2011), where he applied a model based on the Cognitive Flexibility Theory (TFC) principles. This study aimed to highlight: Review the research that addressed the use of MOMUP-PE as a methodological proposal for teaching and learning school content. The same was carried out from January to August 2021. The following databases were used: Academic Google, Scientific Electronic Library Online (SciELO) and CAPES Journal Portal. The search in the database was carried out using the following keywords: Didactics, Biology Teaching, MOMUP-PE, Pedagogical Practice. The study identified that the paradigmatic appropriation of science and practice must occur, by the teacher, in a procedural and gradual way, always being materialized in different ways in the different stages of their trajectory. However, the creators of MoMuP-PE assume that the teaching-learning process must be dynamic, flexible and guided by constant movements of paradigm transition, where the teacher will allow himself to reflect, reformulate and experience new teaching processes. learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Albuquerque, Luclécia Luciene de (1).pdf166,77 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons