Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43752

Compartilhe esta página

Título: O ensino de ciências e a inclusão de alunos com deficiência: análise de trabalhos acadêmicos realizados no Centro Acadêmico de Vitória
Autor(es): ARAÚJO, Géssica Galdino da Silva
Palavras-chave: Biologia - estudo e ensino; Educação inclusiva; Ensino de ciências
Data do documento: 24-Ago-2021
Abstract: Este trabalho apresenta os resultados da análise de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) relacionados à inclusão de estudantes com deficiências no ensino de Ciências biológicas. Para tanto, analisamos os estudos que dispunham de temáticas direcionadas à educação inclusiva e que foram apresentados ao Núcleo de Ciências Biológicas do CAV. Assim, esse estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e assume delineamento documental e bibliográfico. Durante a pesquisa, foi possível identificar uma pequena quantidade de trabalhos voltados para essa questão. E, caracterizamos os estudos como incipientes para contemplar o universo que abarca a educação inclusiva. Com todo esse arsenal, frisamos que foram abordadas nos trabalhos, as seguintes áreas: auditiva, visual e intelectual. Ademais, os resultados apontam para a existência de barreiras pedagógicas no ensino de Ciências e de como os recursos didáticos podem auxiliar os profissionais no processo de inclusão. Logo, esse trabalho serve de reflexão para os delineamentos que a educação inclusiva tem tomado junto aos alunos com deficiência no ensino de Ciências e Biologia, trazendo as contribuições de diversos autores, os quais revelam as possibilidades e as dificuldades no atendimento aos alunos com deficiência. Com isso, esperamos que este trabalho possa contribuir para ampliação de abordagens inovadoras conduzidas pelos professores de Ciências, bem como colaborar para a difusão de metodologias de ensino, que propicie a inclusão de alunos com deficiências na Educação Básica, bem como discutir a necessidade de repensar a formação inicial dos futuros professores de Ciências.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43752
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Araújo, Géssica Galdino da Silva.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons