Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43752

Comparte esta pagina

Título : O ensino de ciências e a inclusão de alunos com deficiência: análise de trabalhos acadêmicos realizados no Centro Acadêmico de Vitória
Autor : ARAÚJO, Géssica Galdino da Silva
Palabras clave : Biologia - estudo e ensino; Educação inclusiva; Ensino de ciências
Fecha de publicación : 24-ago-2021
Resumen : Este trabalho apresenta os resultados da análise de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) relacionados à inclusão de estudantes com deficiências no ensino de Ciências biológicas. Para tanto, analisamos os estudos que dispunham de temáticas direcionadas à educação inclusiva e que foram apresentados ao Núcleo de Ciências Biológicas do CAV. Assim, esse estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e assume delineamento documental e bibliográfico. Durante a pesquisa, foi possível identificar uma pequena quantidade de trabalhos voltados para essa questão. E, caracterizamos os estudos como incipientes para contemplar o universo que abarca a educação inclusiva. Com todo esse arsenal, frisamos que foram abordadas nos trabalhos, as seguintes áreas: auditiva, visual e intelectual. Ademais, os resultados apontam para a existência de barreiras pedagógicas no ensino de Ciências e de como os recursos didáticos podem auxiliar os profissionais no processo de inclusão. Logo, esse trabalho serve de reflexão para os delineamentos que a educação inclusiva tem tomado junto aos alunos com deficiência no ensino de Ciências e Biologia, trazendo as contribuições de diversos autores, os quais revelam as possibilidades e as dificuldades no atendimento aos alunos com deficiência. Com isso, esperamos que este trabalho possa contribuir para ampliação de abordagens inovadoras conduzidas pelos professores de Ciências, bem como colaborar para a difusão de metodologias de ensino, que propicie a inclusão de alunos com deficiências na Educação Básica, bem como discutir a necessidade de repensar a formação inicial dos futuros professores de Ciências.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43752
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Araújo, Géssica Galdino da Silva.pdf1,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons