Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43752

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorARAÚJO, Géssica Galdino da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-08T18:57:55Z-
dc.date.available2022-04-08T18:57:55Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.date.submitted2022-04-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43752-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados da análise de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) relacionados à inclusão de estudantes com deficiências no ensino de Ciências biológicas. Para tanto, analisamos os estudos que dispunham de temáticas direcionadas à educação inclusiva e que foram apresentados ao Núcleo de Ciências Biológicas do CAV. Assim, esse estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e assume delineamento documental e bibliográfico. Durante a pesquisa, foi possível identificar uma pequena quantidade de trabalhos voltados para essa questão. E, caracterizamos os estudos como incipientes para contemplar o universo que abarca a educação inclusiva. Com todo esse arsenal, frisamos que foram abordadas nos trabalhos, as seguintes áreas: auditiva, visual e intelectual. Ademais, os resultados apontam para a existência de barreiras pedagógicas no ensino de Ciências e de como os recursos didáticos podem auxiliar os profissionais no processo de inclusão. Logo, esse trabalho serve de reflexão para os delineamentos que a educação inclusiva tem tomado junto aos alunos com deficiência no ensino de Ciências e Biologia, trazendo as contribuições de diversos autores, os quais revelam as possibilidades e as dificuldades no atendimento aos alunos com deficiência. Com isso, esperamos que este trabalho possa contribuir para ampliação de abordagens inovadoras conduzidas pelos professores de Ciências, bem como colaborar para a difusão de metodologias de ensino, que propicie a inclusão de alunos com deficiências na Educação Básica, bem como discutir a necessidade de repensar a formação inicial dos futuros professores de Ciências.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleO ensino de ciências e a inclusão de alunos com deficiência: análise de trabalhos acadêmicos realizados no Centro Acadêmico de Vitóriapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTIAGO, Elizangela Dias-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8308573861640975pt_BR
dc.description.abstractxThis work presents the results of the analysis of the course conclusion works related to the inclusion of students with disabilities in science education. For that, were analyzed the studies that had themes directed to inclusive education and that were presented to the Biological Sciences Center of the CAV (Vitória Academic Center). This way, this study is characterized as qualitative research and assumes a documentary and bibliographic design. During the research, it was possible to identify a minimum amount of papers focused on this issue. And, we characterize the studies as incipient to contemplate the universe that encompasses inclusive education. With all this arsenal, we emphasize that the following deficiencies were addressed in the works: hearing, visual and intellectual. Besides, the results point to the existence of pedagogical barriers in science teaching and how didactic resources can help professionals in the inclusion process. Therefore, this work serves as a reflection on the ways that inclusive education has taken with students with disabilities in science education, bringing contributions from several authors, who reveal the possibilities and difficulties in serving these guys. With that, we hope that this work can contribute to the expansion of innovative approaches conducted by science teachers, as well as collaborate to the dissemination of teaching methodologies that provides the inclusion of students with disabilities in basic education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1833561631983447pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Araújo, Géssica Galdino da Silva.pdf1,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons