Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43748
Share on
Title: | Videoaulas de ciências do Portal Educa-PE: proposição de critérios para análise |
Authors: | NASCIMENTO, Beatriz da Silva |
Keywords: | Ensino de ciências; Educação à distância; Ensino por vídeo |
Issue Date: | 20-Aug-2021 |
Abstract: | O isolamento social, medida usada por países do mundo inteiro como estratégia preventiva contra a disseminação do Coronavírus, chegou reestabelecendo nossos conceitos, nossa rotina e modo de viver. Na área da educação não tem sido diferente, professores e alunos estão se readaptando ao processo de ensinar e aprender. Desde o início da quarentena, o Governo de Pernambuco tomou medidas para possibilitar o ensino remoto, oferecendo materiais de estudo para auxiliar professores e estudantes neste período, dentre eles estão as videoaulas através da plataforma Youtube. As Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) são cruciais para esse sistema de ensino, e é através dela que professores podem recorrer a recursos como o audiovisual. Por meio da plataforma Youtube, videoaulas podem alcançar centenas de alunos que por sua vez, podem assistir quantas vezes desejarem. Neste sentido, cabe aos professores analisarem esse material que lhes é fornecido, de fato eles podem favorecer o ensino e aprendizagem? Critérios de análise podem contribuir para a produção e análise dessas videoaulas, visando enriquecer essa ferramenta de grande valia para os tempos atuais. Nesta perspectiva, a pesquisa analisou de forma qualitativa quatro videoaulas direcionadas ao ensino de Ciências, anos finais do ensino fundamental, com duração de no máximo de 22 minutos. Após a análise, observamos que nenhuma videoaula atingiu todos os critérios, e alguns deles não foram explorados de forma satisfatória, como por exemplo a possibilidade de contextualização. Fica claro, que é de grande importância que esses recursos sejam analisados de forma crítica antes de serem ofertados aos alunos, para que não ocorra obstáculos no ensino e aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43748 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Nascimento, Beatriz da Silva.pdf | 483,11 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License