Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43748

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Beatriz da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-08T18:30:44Z-
dc.date.available2022-04-08T18:30:44Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.date.submitted2022-04-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43748-
dc.description.abstractO isolamento social, medida usada por países do mundo inteiro como estratégia preventiva contra a disseminação do Coronavírus, chegou reestabelecendo nossos conceitos, nossa rotina e modo de viver. Na área da educação não tem sido diferente, professores e alunos estão se readaptando ao processo de ensinar e aprender. Desde o início da quarentena, o Governo de Pernambuco tomou medidas para possibilitar o ensino remoto, oferecendo materiais de estudo para auxiliar professores e estudantes neste período, dentre eles estão as videoaulas através da plataforma Youtube. As Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) são cruciais para esse sistema de ensino, e é através dela que professores podem recorrer a recursos como o audiovisual. Por meio da plataforma Youtube, videoaulas podem alcançar centenas de alunos que por sua vez, podem assistir quantas vezes desejarem. Neste sentido, cabe aos professores analisarem esse material que lhes é fornecido, de fato eles podem favorecer o ensino e aprendizagem? Critérios de análise podem contribuir para a produção e análise dessas videoaulas, visando enriquecer essa ferramenta de grande valia para os tempos atuais. Nesta perspectiva, a pesquisa analisou de forma qualitativa quatro videoaulas direcionadas ao ensino de Ciências, anos finais do ensino fundamental, com duração de no máximo de 22 minutos. Após a análise, observamos que nenhuma videoaula atingiu todos os critérios, e alguns deles não foram explorados de forma satisfatória, como por exemplo a possibilidade de contextualização. Fica claro, que é de grande importância que esses recursos sejam analisados de forma crítica antes de serem ofertados aos alunos, para que não ocorra obstáculos no ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectEnsino por vídeopt_BR
dc.titleVideoaulas de ciências do Portal Educa-PE: proposição de critérios para análisept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Suellen Tarcyla da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9805763790858663pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0732066954235310pt_BR
dc.description.abstractxSocial isolation, a measure used by many countries all over the world as a preventive strategy against the spread of COVID-19, has been establishing new thoughts, changing our daily life and therefore our lifestyle. In the area of education it has not been different, teachers and students are re-adapting to the teaching and learning processes. Since the beginning of quarantine, the government of Pernambuco has taken action to enable the distance teaching, by providing study materials to help teachers and students in this period of time, including the video lessons through the YouTube platform. The Digital Information and Communication Technologies (DICT) are crucial for this education system and it is through it that teachers are able to draw on to another resources as the audiovisual aids. By YouTube, the video lessons can reach hundreads of students which are possible to watch them as often as They want. Therefore, the teachers must analyze this feature that is provided to them: can They favor the teaching and learning? Analysis criteria can contribute to the production and assay of these video lessons in order to enrich this valuable tool nowadays. From this pointview, this qualitatively research analyzed four video lessons aim at to teach sciences to the final years of elementary school at most duration of twenty-two minutes. After the analysis, It was noticed that no video lesson achieved all the criteria and some of them were not explored in a satisfactory way, such as the possibility of contextualization. It is evidente that it is essential that these resources have to be critically analyzed prior to offer to the students so barriers in the teaching and learning do not arise.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2453508009374921pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Nascimento, Beatriz da Silva.pdf483,11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons