Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43748
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Beatriz da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-08T18:30:44Z | - |
dc.date.available | 2022-04-08T18:30:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43748 | - |
dc.description.abstract | O isolamento social, medida usada por países do mundo inteiro como estratégia preventiva contra a disseminação do Coronavírus, chegou reestabelecendo nossos conceitos, nossa rotina e modo de viver. Na área da educação não tem sido diferente, professores e alunos estão se readaptando ao processo de ensinar e aprender. Desde o início da quarentena, o Governo de Pernambuco tomou medidas para possibilitar o ensino remoto, oferecendo materiais de estudo para auxiliar professores e estudantes neste período, dentre eles estão as videoaulas através da plataforma Youtube. As Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) são cruciais para esse sistema de ensino, e é através dela que professores podem recorrer a recursos como o audiovisual. Por meio da plataforma Youtube, videoaulas podem alcançar centenas de alunos que por sua vez, podem assistir quantas vezes desejarem. Neste sentido, cabe aos professores analisarem esse material que lhes é fornecido, de fato eles podem favorecer o ensino e aprendizagem? Critérios de análise podem contribuir para a produção e análise dessas videoaulas, visando enriquecer essa ferramenta de grande valia para os tempos atuais. Nesta perspectiva, a pesquisa analisou de forma qualitativa quatro videoaulas direcionadas ao ensino de Ciências, anos finais do ensino fundamental, com duração de no máximo de 22 minutos. Após a análise, observamos que nenhuma videoaula atingiu todos os critérios, e alguns deles não foram explorados de forma satisfatória, como por exemplo a possibilidade de contextualização. Fica claro, que é de grande importância que esses recursos sejam analisados de forma crítica antes de serem ofertados aos alunos, para que não ocorra obstáculos no ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino por vídeo | pt_BR |
dc.title | Videoaulas de ciências do Portal Educa-PE: proposição de critérios para análise | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA, Suellen Tarcyla da Silva | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9805763790858663 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0732066954235310 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Social isolation, a measure used by many countries all over the world as a preventive strategy against the spread of COVID-19, has been establishing new thoughts, changing our daily life and therefore our lifestyle. In the area of education it has not been different, teachers and students are re-adapting to the teaching and learning processes. Since the beginning of quarantine, the government of Pernambuco has taken action to enable the distance teaching, by providing study materials to help teachers and students in this period of time, including the video lessons through the YouTube platform. The Digital Information and Communication Technologies (DICT) are crucial for this education system and it is through it that teachers are able to draw on to another resources as the audiovisual aids. By YouTube, the video lessons can reach hundreads of students which are possible to watch them as often as They want. Therefore, the teachers must analyze this feature that is provided to them: can They favor the teaching and learning? Analysis criteria can contribute to the production and assay of these video lessons in order to enrich this valuable tool nowadays. From this pointview, this qualitatively research analyzed four video lessons aim at to teach sciences to the final years of elementary school at most duration of twenty-two minutes. After the analysis, It was noticed that no video lesson achieved all the criteria and some of them were not explored in a satisfactory way, such as the possibility of contextualization. It is evidente that it is essential that these resources have to be critically analyzed prior to offer to the students so barriers in the teaching and learning do not arise. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2453508009374921 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nascimento, Beatriz da Silva.pdf | 483,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons