Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43748

Compartilhe esta página

Título: Videoaulas de ciências do Portal Educa-PE: proposição de critérios para análise
Autor(es): NASCIMENTO, Beatriz da Silva
Palavras-chave: Ensino de ciências; Educação à distância; Ensino por vídeo
Data do documento: 20-Ago-2021
Abstract: O isolamento social, medida usada por países do mundo inteiro como estratégia preventiva contra a disseminação do Coronavírus, chegou reestabelecendo nossos conceitos, nossa rotina e modo de viver. Na área da educação não tem sido diferente, professores e alunos estão se readaptando ao processo de ensinar e aprender. Desde o início da quarentena, o Governo de Pernambuco tomou medidas para possibilitar o ensino remoto, oferecendo materiais de estudo para auxiliar professores e estudantes neste período, dentre eles estão as videoaulas através da plataforma Youtube. As Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) são cruciais para esse sistema de ensino, e é através dela que professores podem recorrer a recursos como o audiovisual. Por meio da plataforma Youtube, videoaulas podem alcançar centenas de alunos que por sua vez, podem assistir quantas vezes desejarem. Neste sentido, cabe aos professores analisarem esse material que lhes é fornecido, de fato eles podem favorecer o ensino e aprendizagem? Critérios de análise podem contribuir para a produção e análise dessas videoaulas, visando enriquecer essa ferramenta de grande valia para os tempos atuais. Nesta perspectiva, a pesquisa analisou de forma qualitativa quatro videoaulas direcionadas ao ensino de Ciências, anos finais do ensino fundamental, com duração de no máximo de 22 minutos. Após a análise, observamos que nenhuma videoaula atingiu todos os critérios, e alguns deles não foram explorados de forma satisfatória, como por exemplo a possibilidade de contextualização. Fica claro, que é de grande importância que esses recursos sejam analisados de forma crítica antes de serem ofertados aos alunos, para que não ocorra obstáculos no ensino e aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43748
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nascimento, Beatriz da Silva.pdf483,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons