Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43726

Share on

Title: Uma análise praxeológica do conceito de semelhança de triângulos em livros didáticos.
Authors: VIEIRA, Renato Carlos da Silva
Keywords: Geometria - Estudo e ensino; Semelhança (Matemática); Livros didáticos – Análise
Issue Date: 17-Jun-2019
Citation: VIEIRA, Renato Carlos da Silva. Uma análise praxeológica do conceito de semelhança de triângulos em livros didáticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019
Abstract: Este trabalho apresenta os resultados da análise em dois livros de geometria utilizados na disciplina de geometria euclidiana plana do curso de licenciatura em matemática. Nos atemos as tarefas pertinentes as provas e demonstrações que abrangem o conteúdo de ‘’semelhança de triângulos’’. Sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático, analisamos os livros selecionados de acordo com a praxeologia que se organiza em tarefas, técnicas, tecnologia e teoria. Buscamos compreender como esses autores abordam o pensamento dedutivo e como é feito o estudo de semelhança de triângulos no campo das definições e demonstrações. Os aspectos metodológicos são de cunho qualitativo e análise bibliográfica. Em relação aos resultados, os estudos indicam que, ambos os livros apresentam a definição de ‘’semelhança de triângulos’’ de maneira direta, validadas através de demonstrações formais. Por fim, comparamos os dois livros e percebemos peculiaridades em cada um deles que juntas podem fundamentar notas de aula para o professor que irá ensinar semelhança de triângulos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43726
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIEIRA, Renato Carlos da Silva.pdf694,84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons