Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43726

Compartilhe esta página

Título: Uma análise praxeológica do conceito de semelhança de triângulos em livros didáticos.
Autor(es): VIEIRA, Renato Carlos da Silva
Palavras-chave: Geometria - Estudo e ensino; Semelhança (Matemática); Livros didáticos – Análise
Data do documento: 17-Jun-2019
Citação: VIEIRA, Renato Carlos da Silva. Uma análise praxeológica do conceito de semelhança de triângulos em livros didáticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019
Abstract: Este trabalho apresenta os resultados da análise em dois livros de geometria utilizados na disciplina de geometria euclidiana plana do curso de licenciatura em matemática. Nos atemos as tarefas pertinentes as provas e demonstrações que abrangem o conteúdo de ‘’semelhança de triângulos’’. Sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático, analisamos os livros selecionados de acordo com a praxeologia que se organiza em tarefas, técnicas, tecnologia e teoria. Buscamos compreender como esses autores abordam o pensamento dedutivo e como é feito o estudo de semelhança de triângulos no campo das definições e demonstrações. Os aspectos metodológicos são de cunho qualitativo e análise bibliográfica. Em relação aos resultados, os estudos indicam que, ambos os livros apresentam a definição de ‘’semelhança de triângulos’’ de maneira direta, validadas através de demonstrações formais. Por fim, comparamos os dois livros e percebemos peculiaridades em cada um deles que juntas podem fundamentar notas de aula para o professor que irá ensinar semelhança de triângulos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43726
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIEIRA, Renato Carlos da Silva.pdf694,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons