Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43712
Compartilhe esta página
Título: | Os níveis de letramento estatístico dos licenciandos em matemática do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. |
Autor(es): | SANTOS, Irlann Henrique de Souza |
Palavras-chave: | Professores de matemática; Estatística – Conhecimentos e aprendizagem; Educação matemática; Professores – Avaliação; Avaliação de Potencial de Aprendizagem |
Data do documento: | 13-Jun-2019 |
Citação: | SANTOS, Irlann Henrique de Souza. Os níveis de letramento estatístico dos licenciandos em matemática do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | O presente trabalho visa identificar e classificar os níveis de Letramento Estatístico dos graduandos em Matemática – Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, baseado nos níveis apresentados por Watson e Callingham (2003) que serão apresentados ao longo do texto. O Letramento Estatístico é uma das três competências estatísticas que devem ser desenvolvidos nas pessoas para que elas possam se tornar cidadãos capazes de ler, interpretar, criticar, analisar e tomar decisões a partir dos dados e informações estatísticas que lhes são apresentados. Para isso, aplicamos um teste de Letramento Estatístico baseado no que fora aplicado pelas autoras, traduzindo e adaptando nove questões que foram respondidas por quarenta licenciandos em matemática. Durante a análise dos dados, realizamos a categorização dos níveis de Letramento Estatístico conforme as características apontadas por Watson e Callingham (2003), para definir os níveis apresentados pelos nossos participantes sobre leitura de gráficos, probabilidade, resumo de dados, aleatoriedade, inferência, amostra, pesquisas estatísticas e tomada de decisão. Ao final da nossa pesquisa, podemos perceber que, apesar de estarmos analisando atuais e futuros professores de matemática, os níveis apresentados não foram satisfatórios, sendo necessária uma maior análise para identificar os motivos e buscar ferramentas para a evolução do letramento estatístico dos futuros professores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43712 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Irlann Henqique de Souza.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons