Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43712

Share on

Title: Os níveis de letramento estatístico dos licenciandos em matemática do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE.
Authors: SANTOS, Irlann Henrique de Souza
Keywords: Professores de matemática; Estatística – Conhecimentos e aprendizagem; Educação matemática; Professores – Avaliação; Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Issue Date: 13-Jun-2019
Citation: SANTOS, Irlann Henrique de Souza. Os níveis de letramento estatístico dos licenciandos em matemática do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O presente trabalho visa identificar e classificar os níveis de Letramento Estatístico dos graduandos em Matemática – Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, baseado nos níveis apresentados por Watson e Callingham (2003) que serão apresentados ao longo do texto. O Letramento Estatístico é uma das três competências estatísticas que devem ser desenvolvidos nas pessoas para que elas possam se tornar cidadãos capazes de ler, interpretar, criticar, analisar e tomar decisões a partir dos dados e informações estatísticas que lhes são apresentados. Para isso, aplicamos um teste de Letramento Estatístico baseado no que fora aplicado pelas autoras, traduzindo e adaptando nove questões que foram respondidas por quarenta licenciandos em matemática. Durante a análise dos dados, realizamos a categorização dos níveis de Letramento Estatístico conforme as características apontadas por Watson e Callingham (2003), para definir os níveis apresentados pelos nossos participantes sobre leitura de gráficos, probabilidade, resumo de dados, aleatoriedade, inferência, amostra, pesquisas estatísticas e tomada de decisão. Ao final da nossa pesquisa, podemos perceber que, apesar de estarmos analisando atuais e futuros professores de matemática, os níveis apresentados não foram satisfatórios, sendo necessária uma maior análise para identificar os motivos e buscar ferramentas para a evolução do letramento estatístico dos futuros professores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43712
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS, Irlann Henqique de Souza.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons