Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43712
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Irlann Henrique de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T15:34:16Z | - |
dc.date.available | 2022-04-07T15:34:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Irlann Henrique de Souza. Os níveis de letramento estatístico dos licenciandos em matemática do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43712 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa identificar e classificar os níveis de Letramento Estatístico dos graduandos em Matemática – Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, baseado nos níveis apresentados por Watson e Callingham (2003) que serão apresentados ao longo do texto. O Letramento Estatístico é uma das três competências estatísticas que devem ser desenvolvidos nas pessoas para que elas possam se tornar cidadãos capazes de ler, interpretar, criticar, analisar e tomar decisões a partir dos dados e informações estatísticas que lhes são apresentados. Para isso, aplicamos um teste de Letramento Estatístico baseado no que fora aplicado pelas autoras, traduzindo e adaptando nove questões que foram respondidas por quarenta licenciandos em matemática. Durante a análise dos dados, realizamos a categorização dos níveis de Letramento Estatístico conforme as características apontadas por Watson e Callingham (2003), para definir os níveis apresentados pelos nossos participantes sobre leitura de gráficos, probabilidade, resumo de dados, aleatoriedade, inferência, amostra, pesquisas estatísticas e tomada de decisão. Ao final da nossa pesquisa, podemos perceber que, apesar de estarmos analisando atuais e futuros professores de matemática, os níveis apresentados não foram satisfatórios, sendo necessária uma maior análise para identificar os motivos e buscar ferramentas para a evolução do letramento estatístico dos futuros professores. | pt_BR |
dc.format.extent | 65p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.subject | Estatística – Conhecimentos e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Professores – Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de Potencial de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Os níveis de letramento estatístico dos licenciandos em matemática do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6622698903244027 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aims to identify and classify the levels of Statistical Literacy of undergraduate students in Mathematics - Licenciatura of the Agreste Academic Center of the Federal University of Pernambuco, based on the levels presented by Watson and Callingham (2003) that will be showned throughout the text. Statistical Literacy is one of the three statistical skills that must be developed in people so that they can become citizens capable of reading, interpreting, criticizing, analyzing and making decisions based on the statistical data and information presented to them. For this, we applied a Statistical Literacy test based on what had been applied by the authors, translating and adapting nine questions that were answered by forty undergraduates in mathematics. During the analysis of the data, we performed the categorization of Statistical Literacy levels according to the characteristics pointed out by Watson and Callingham (2003), to define the levels presented by our participants regarding reading of graphs, probability, data summary, randomness, inference, sample, statistical research and decision making. At the end of our research, we can see that, although we are analyzing current and future mathematics teachers, the levels presented were not satisfactory, requiring further analysis to identify reasons and seek tools for the evolution of the statistical literacy of future teachers. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Irlann Henqique de Souza.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons