Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43712

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSANTOS, Irlann Henrique de Souza-
dc.date.accessioned2022-04-07T15:34:16Z-
dc.date.available2022-04-07T15:34:16Z-
dc.date.issued2019-06-13-
dc.date.submitted2022-04-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Irlann Henrique de Souza. Os níveis de letramento estatístico dos licenciandos em matemática do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43712-
dc.description.abstractO presente trabalho visa identificar e classificar os níveis de Letramento Estatístico dos graduandos em Matemática – Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, baseado nos níveis apresentados por Watson e Callingham (2003) que serão apresentados ao longo do texto. O Letramento Estatístico é uma das três competências estatísticas que devem ser desenvolvidos nas pessoas para que elas possam se tornar cidadãos capazes de ler, interpretar, criticar, analisar e tomar decisões a partir dos dados e informações estatísticas que lhes são apresentados. Para isso, aplicamos um teste de Letramento Estatístico baseado no que fora aplicado pelas autoras, traduzindo e adaptando nove questões que foram respondidas por quarenta licenciandos em matemática. Durante a análise dos dados, realizamos a categorização dos níveis de Letramento Estatístico conforme as características apontadas por Watson e Callingham (2003), para definir os níveis apresentados pelos nossos participantes sobre leitura de gráficos, probabilidade, resumo de dados, aleatoriedade, inferência, amostra, pesquisas estatísticas e tomada de decisão. Ao final da nossa pesquisa, podemos perceber que, apesar de estarmos analisando atuais e futuros professores de matemática, os níveis apresentados não foram satisfatórios, sendo necessária uma maior análise para identificar os motivos e buscar ferramentas para a evolução do letramento estatístico dos futuros professores.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectEstatística – Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores – Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação de Potencial de Aprendizagempt_BR
dc.titleOs níveis de letramento estatístico dos licenciandos em matemática do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6622698903244027pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to identify and classify the levels of Statistical Literacy of undergraduate students in Mathematics - Licenciatura of the Agreste Academic Center of the Federal University of Pernambuco, based on the levels presented by Watson and Callingham (2003) that will be showned throughout the text. Statistical Literacy is one of the three statistical skills that must be developed in people so that they can become citizens capable of reading, interpreting, criticizing, analyzing and making decisions based on the statistical data and information presented to them. For this, we applied a Statistical Literacy test based on what had been applied by the authors, translating and adapting nine questions that were answered by forty undergraduates in mathematics. During the analysis of the data, we performed the categorization of Statistical Literacy levels according to the characteristics pointed out by Watson and Callingham (2003), to define the levels presented by our participants regarding reading of graphs, probability, data summary, randomness, inference, sample, statistical research and decision making. At the end of our research, we can see that, although we are analyzing current and future mathematics teachers, the levels presented were not satisfactory, requiring further analysis to identify reasons and seek tools for the evolution of the statistical literacy of future teachers.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Irlann Henqique de Souza.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons