Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43710

Comparte esta pagina

Título : Sistemas lineares e sua representação geométrica: uma abordagem instrumental das soluções algébricas com o uso do GeoGebra.
Autor : SANTOS, Guttierry Álex dos
Palabras clave : Matemática – Estudo e ensino; Ensino – Recursos didáticos; Sistemas lineares; Software educacional; Modelos geométricos; Aprendizagem ativa
Fecha de publicación : 9-dic-2019
Citación : SANTOS, Guttierry Álex dos. Sistemas lineares e sua representação geométrica: uma abordagem instrumental das soluções algébricas com o uso do GeoGebra. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : A utilização de novas tecnologias como uma ferramenta que auxilia no processo de ensino e aprendizagem, além de proporcionar uma aprendizagem mais produtiva aos alunos quando a mesma propõe experiências com o conteúdo abordado por meio de recursos tecnológicos, permite uma aproximação com a realidade dos adolescentes e jovens da atualidade, visto que os mesmos estão tão imersos no mundo digital por meio de seus celulares e computadores. O ensino de matemática tem evoluído com relação ao uso de recursos tecnológicos em sala de aula, os quais estão atrelados tanto ao ensino como a aprendizagem dos estudantes, a ponto de tratarem de conteúdos que no passado só se resolviam utilizando papel e lápis. Disso segue que é imprescindível e certamente válido que, desde a formação acadêmica, exista uma dedicação por parte daqueles que pretendem lecionar ou mesmo aqueles que já lecionam, em desenvolver trabalhos de ensino utilizando recursos tecnológicos, sejam softwares matemáticos ou outras mídias. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste trabalho é investigar as estratégias na resolução de atividades, dos estudantes de um curso de formação de professores de matemática, sobre os tipos de soluções de sistemas lineares 3x3 associadas as suas representações geométricas, como também os obstáculos e potencialidades do GeoGebra como instrumento de ensino e de aprendizagem matemática. Como instrumento de coleta, utilizou-se um questionário aplicado em duas turmas que cursavam a disciplina de álgebra linear no intuito de selecionar participantes de acordo com a quantidade de acertos quanto ao tipo de solução dos sistemas lineares propostos, para que tais participantes estivessem em uma segunda etapa que consistiu em responder novamente as mesmas questões, porém com o possível auxílio do software GeoGebra. Baseando-se na Teoria da Instrumentação de Rabardel (1995) obtivemos resultados satisfatórios com relação à análise do uso e manuseio do GeoGebra, notando que o software é um potencial instrumento tanto para o ensino quanto para a aprendizagem de sistemas lineares 3x3, todavia o software só terá tal valor de instrumento dado o momento em que aqueles que o utilizarão precisam conhecer como o mesmo funciona e também compreender a relação entre suas ferramentas e os conceitos necessários para a compreensão matemática do conteúdo abordado.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43710
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Guttierry Álex dos .pdf2,56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons