Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43710
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Guttierry Álex dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T11:24:41Z | - |
dc.date.available | 2022-04-07T11:24:41Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Guttierry Álex dos. Sistemas lineares e sua representação geométrica: uma abordagem instrumental das soluções algébricas com o uso do GeoGebra. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43710 | - |
dc.description.abstract | A utilização de novas tecnologias como uma ferramenta que auxilia no processo de ensino e aprendizagem, além de proporcionar uma aprendizagem mais produtiva aos alunos quando a mesma propõe experiências com o conteúdo abordado por meio de recursos tecnológicos, permite uma aproximação com a realidade dos adolescentes e jovens da atualidade, visto que os mesmos estão tão imersos no mundo digital por meio de seus celulares e computadores. O ensino de matemática tem evoluído com relação ao uso de recursos tecnológicos em sala de aula, os quais estão atrelados tanto ao ensino como a aprendizagem dos estudantes, a ponto de tratarem de conteúdos que no passado só se resolviam utilizando papel e lápis. Disso segue que é imprescindível e certamente válido que, desde a formação acadêmica, exista uma dedicação por parte daqueles que pretendem lecionar ou mesmo aqueles que já lecionam, em desenvolver trabalhos de ensino utilizando recursos tecnológicos, sejam softwares matemáticos ou outras mídias. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste trabalho é investigar as estratégias na resolução de atividades, dos estudantes de um curso de formação de professores de matemática, sobre os tipos de soluções de sistemas lineares 3x3 associadas as suas representações geométricas, como também os obstáculos e potencialidades do GeoGebra como instrumento de ensino e de aprendizagem matemática. Como instrumento de coleta, utilizou-se um questionário aplicado em duas turmas que cursavam a disciplina de álgebra linear no intuito de selecionar participantes de acordo com a quantidade de acertos quanto ao tipo de solução dos sistemas lineares propostos, para que tais participantes estivessem em uma segunda etapa que consistiu em responder novamente as mesmas questões, porém com o possível auxílio do software GeoGebra. Baseando-se na Teoria da Instrumentação de Rabardel (1995) obtivemos resultados satisfatórios com relação à análise do uso e manuseio do GeoGebra, notando que o software é um potencial instrumento tanto para o ensino quanto para a aprendizagem de sistemas lineares 3x3, todavia o software só terá tal valor de instrumento dado o momento em que aqueles que o utilizarão precisam conhecer como o mesmo funciona e também compreender a relação entre suas ferramentas e os conceitos necessários para a compreensão matemática do conteúdo abordado. | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino – Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Sistemas lineares | pt_BR |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Modelos geométricos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.title | Sistemas lineares e sua representação geométrica: uma abordagem instrumental das soluções algébricas com o uso do GeoGebra. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4303117052907026 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The use of new technologies as a tool that assists in the teaching and learning process. In addition, provide more productive learning to students when it offers experiences with the addressed content through technological resources, it allows an approximation with the reality of today's adolescents and young people, since they are truly immersed in the digital world through mobile phones and computers. Mathematics teaching has evolved with regard to the use of technological resources in the classroom, which are linked to both teaching and students' learning, to the point of dealing with the content that in the past it only could be solved using paper and pencils. Besides, that it is essential and certainly valid that, since academic education, there is a dedication on the part of those who intend to teach or even those who already teach, in developing teaching work using technological resources, whether mathematical software or other media. As a matter of fact, the objective of this work is to investigate the strategies in the resolution of activities, of the students of a mathematics teachers' training course, on the types of 3x3 linear system solutions associated with their geometric representations, as well as the obstacles and potentialities of GeoGebra as an instrument of teaching and mathematical learning. As a methodology, a questionnaire applied in two classes that studied the subject of linear algebra in order to select participants according to the amount of correct answers regarding the type of solution of the proposed linear systems, so that such participants were in a second stage that consisted of re-answering the same questions, although with the possible assistance of geogebra software. Based on rabardel's Instrumentation Theory (1995) we obtained satisfactory results regarding geogebra use and handling analysis, realizing that the software is a potential instrument for teaching as well as for learning 3x3 linear systems, in spite of the software will only have such an instrument when those who will use it need to know how it works and also understand the relationship between its tools and the necessary concepts for mathematical understanding of the content addressed. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Guttierry Álex dos .pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons