Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43674

Comparte esta pagina

Título : Principais contribuições do uso do jogo “Cuca Fresca” para o ensino das quatro operações aritméticas básicas, um olhar universitário.
Autor : CARVALHO, Almir Germano de
Palabras clave : Aritmética – Estudo e ensino; Ensino - Recursos didáticos; Jogos no ensino de matemática; Aprendizagem ativa
Fecha de publicación : 11-dic-2019
Citación : CARVALHO, Almir Germano de. Principais contribuições do uso do jogo “Cuca Fresca” para o ensino das quatro operações aritméticas básicas, um olhar universitário. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : Este trabalho teve como objetivo analisar o uso de jogo para o ensino das quatro operações, para uma aprendizagem mais significativa dos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram 11 alunos do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Campus Acadêmico do Agreste (CAA), que foram escolhidos pelo fato que serão os futuros ou já atuantes professores. O objetivo é tornar o ensino das operações mais dinâmico e de forma atrativa para os alunos, no qual o jogo tem essa característica de trabalhar a interação entre alunos e o lúdico, possibilitando uma aprendizagem significativa. Para fundamentar nossos estudos, tomamos como base o autor Martínez (2016), o qual traz um quadro para orientar os professores a escolher um jogo como um recurso didático versátil, o qual possibilita o professor usá-lo em vários momentos e com inúmeros assuntos, só depende de o professor estar vivenciando formações continuadas e buscando novos métodos. Através deste quadro conseguimos classificar o jogo “Cuca Fresca” como um recurso didático, o qual pode ser usado em vários conteúdos de forma a contribuir com uma aprendizagem significativa para os alunos. Esse estudo contribuirá para que os professores ressignifique e amplie os recursos didáticos nas suas aulas, e principalmente jogos matemáticos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43674
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CARVALHO, Almir Germano de .pdf1,47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons