Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43674
Compartilhe esta página
Título: | Principais contribuições do uso do jogo “Cuca Fresca” para o ensino das quatro operações aritméticas básicas, um olhar universitário. |
Autor(es): | CARVALHO, Almir Germano de |
Palavras-chave: | Aritmética – Estudo e ensino; Ensino - Recursos didáticos; Jogos no ensino de matemática; Aprendizagem ativa |
Data do documento: | 11-Dez-2019 |
Citação: | CARVALHO, Almir Germano de. Principais contribuições do uso do jogo “Cuca Fresca” para o ensino das quatro operações aritméticas básicas, um olhar universitário. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo analisar o uso de jogo para o ensino das quatro operações, para uma aprendizagem mais significativa dos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram 11 alunos do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Campus Acadêmico do Agreste (CAA), que foram escolhidos pelo fato que serão os futuros ou já atuantes professores. O objetivo é tornar o ensino das operações mais dinâmico e de forma atrativa para os alunos, no qual o jogo tem essa característica de trabalhar a interação entre alunos e o lúdico, possibilitando uma aprendizagem significativa. Para fundamentar nossos estudos, tomamos como base o autor Martínez (2016), o qual traz um quadro para orientar os professores a escolher um jogo como um recurso didático versátil, o qual possibilita o professor usá-lo em vários momentos e com inúmeros assuntos, só depende de o professor estar vivenciando formações continuadas e buscando novos métodos. Através deste quadro conseguimos classificar o jogo “Cuca Fresca” como um recurso didático, o qual pode ser usado em vários conteúdos de forma a contribuir com uma aprendizagem significativa para os alunos. Esse estudo contribuirá para que os professores ressignifique e amplie os recursos didáticos nas suas aulas, e principalmente jogos matemáticos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43674 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARVALHO, Almir Germano de .pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons