Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43674
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, Almir Germano de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T12:24:59Z | - |
dc.date.available | 2022-04-05T12:24:59Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-05 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Almir Germano de. Principais contribuições do uso do jogo “Cuca Fresca” para o ensino das quatro operações aritméticas básicas, um olhar universitário. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43674 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar o uso de jogo para o ensino das quatro operações, para uma aprendizagem mais significativa dos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram 11 alunos do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Campus Acadêmico do Agreste (CAA), que foram escolhidos pelo fato que serão os futuros ou já atuantes professores. O objetivo é tornar o ensino das operações mais dinâmico e de forma atrativa para os alunos, no qual o jogo tem essa característica de trabalhar a interação entre alunos e o lúdico, possibilitando uma aprendizagem significativa. Para fundamentar nossos estudos, tomamos como base o autor Martínez (2016), o qual traz um quadro para orientar os professores a escolher um jogo como um recurso didático versátil, o qual possibilita o professor usá-lo em vários momentos e com inúmeros assuntos, só depende de o professor estar vivenciando formações continuadas e buscando novos métodos. Através deste quadro conseguimos classificar o jogo “Cuca Fresca” como um recurso didático, o qual pode ser usado em vários conteúdos de forma a contribuir com uma aprendizagem significativa para os alunos. Esse estudo contribuirá para que os professores ressignifique e amplie os recursos didáticos nas suas aulas, e principalmente jogos matemáticos. | pt_BR |
dc.format.extent | 58p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aritmética – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.title | Principais contribuições do uso do jogo “Cuca Fresca” para o ensino das quatro operações aritméticas básicas, um olhar universitário. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2594956080973391 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aimed to analyze the use of games to teach the four operations, for a more meaningful learning of the students. The research subjects were 11 students from the Mathematics-Degree course at the Federal University of Pernambuco (UFPE) Agreste Academic Campus (CAA), who were chosen because they will be future or already active teachers. The goal is to make the teaching of operations more dynamic and attractive to students, in which the game has the characteristic of working the interaction between students and the ludic, enabling a meaningful learning. To base our studies, we take as a basis the author Martínez (2016), who brings a framework to guide teachers to choose a game as a versatile didactic resource, which enables the teacher to use it at various times and with numerous subjects, it just depends on whether the teacher is experiencing continuing education and looking for new methods. Through this framework we can classify the game "Cuca Fresca" as a didactic resource, which can be used in various contents in order to contribute meaningful learning for students. This study will help teachers to redefine and expand the teaching resources in their classes, and especially mathematical games. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARVALHO, Almir Germano de .pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons