Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43674

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorCARVALHO, Almir Germano de-
dc.date.accessioned2022-04-05T12:24:59Z-
dc.date.available2022-04-05T12:24:59Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.date.submitted2022-04-05-
dc.identifier.citationCARVALHO, Almir Germano de. Principais contribuições do uso do jogo “Cuca Fresca” para o ensino das quatro operações aritméticas básicas, um olhar universitário. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43674-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar o uso de jogo para o ensino das quatro operações, para uma aprendizagem mais significativa dos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram 11 alunos do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Campus Acadêmico do Agreste (CAA), que foram escolhidos pelo fato que serão os futuros ou já atuantes professores. O objetivo é tornar o ensino das operações mais dinâmico e de forma atrativa para os alunos, no qual o jogo tem essa característica de trabalhar a interação entre alunos e o lúdico, possibilitando uma aprendizagem significativa. Para fundamentar nossos estudos, tomamos como base o autor Martínez (2016), o qual traz um quadro para orientar os professores a escolher um jogo como um recurso didático versátil, o qual possibilita o professor usá-lo em vários momentos e com inúmeros assuntos, só depende de o professor estar vivenciando formações continuadas e buscando novos métodos. Através deste quadro conseguimos classificar o jogo “Cuca Fresca” como um recurso didático, o qual pode ser usado em vários conteúdos de forma a contribuir com uma aprendizagem significativa para os alunos. Esse estudo contribuirá para que os professores ressignifique e amplie os recursos didáticos nas suas aulas, e principalmente jogos matemáticos.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAritmética – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Recursos didáticospt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.titlePrincipais contribuições do uso do jogo “Cuca Fresca” para o ensino das quatro operações aritméticas básicas, um olhar universitário.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2594956080973391pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to analyze the use of games to teach the four operations, for a more meaningful learning of the students. The research subjects were 11 students from the Mathematics-Degree course at the Federal University of Pernambuco (UFPE) Agreste Academic Campus (CAA), who were chosen because they will be future or already active teachers. The goal is to make the teaching of operations more dynamic and attractive to students, in which the game has the characteristic of working the interaction between students and the ludic, enabling a meaningful learning. To base our studies, we take as a basis the author Martínez (2016), who brings a framework to guide teachers to choose a game as a versatile didactic resource, which enables the teacher to use it at various times and with numerous subjects, it just depends on whether the teacher is experiencing continuing education and looking for new methods. Through this framework we can classify the game "Cuca Fresca" as a didactic resource, which can be used in various contents in order to contribute meaningful learning for students. This study will help teachers to redefine and expand the teaching resources in their classes, and especially mathematical games.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CARVALHO, Almir Germano de .pdf1,47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons