Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43667

Comparte esta pagina

Título : O elo entre a matemática no ensino superior e na educação básica: considerações dos docentes de estruturas algébricas sobre o conhecimento matemático para ensinar.
Autor : CABRAL, Everson Silva
Palabras clave : Professores de matemática - Avaliação; Estruturas algébricas ordenadas; Educação matemática; Professores – Formação
Fecha de publicación : 9-dic-2019
Citación : CABRAL, Everson Silva. O elo entre a matemática no ensino superior e na educação básica: considerações dos docentes de estruturas algébricas sobre o conhecimento matemático para ensinar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : Este trabalho foi desenvolvido em torno dos constantes questionamentos realizados pelos discentes do curso Matemática-Licenciatura da UFPE no Campus Acadêmico do Agreste sobre a importância de componentes curriculares da área da matemática. Particularmente, a componente curricular obrigatória Estruturas Algébricas para a sua formação enquanto professor. O objetivo dessa pesquisa era Analisar os conhecimentos dos professores para ensinar a componente curricular Estruturas Algébricas no curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), visando a formação de professores. Para isso, foi realizada uma busca nos textos científicos que tenham essa abordagem para elucidar o tema. Adotamos como instrumento de coleta de dados um questionário online na plataforma Google Forms, aplicado com professores do curso supracitado, que estão e/ou estiveram lecionando a componente curricular Estruturas Algébricas, indagando-os sobre aspectos relativos aos conhecimentos específicos e pedagógicos dessa componente curricular, em especial sua importância para a formação dos futuros professores de matemática. Com esta pesquisa, esclarecemos os questionamentos dos alunos e atentamos para que os professores tentem durante as aulas explicar aos discentes a importância dessa componente curricular, relacionando-a com o Ensino Básico, além de averiguar os conhecimentos dos professores sobre o Horizonte, o Currículo, as diferenças entre a licenciatura e o bacharelado em Matemática e as dificuldades apresentadas pelos alunos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43667
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CABRAL, Everson Silva.pdf890,28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons