Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43667

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Marcílio Ferreira dos-
dc.contributor.authorCABRAL, Everson Silva-
dc.date.accessioned2022-04-04T15:42:03Z-
dc.date.available2022-04-04T15:42:03Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.date.submitted2022-04-04-
dc.identifier.citationCABRAL, Everson Silva. O elo entre a matemática no ensino superior e na educação básica: considerações dos docentes de estruturas algébricas sobre o conhecimento matemático para ensinar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43667-
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido em torno dos constantes questionamentos realizados pelos discentes do curso Matemática-Licenciatura da UFPE no Campus Acadêmico do Agreste sobre a importância de componentes curriculares da área da matemática. Particularmente, a componente curricular obrigatória Estruturas Algébricas para a sua formação enquanto professor. O objetivo dessa pesquisa era Analisar os conhecimentos dos professores para ensinar a componente curricular Estruturas Algébricas no curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), visando a formação de professores. Para isso, foi realizada uma busca nos textos científicos que tenham essa abordagem para elucidar o tema. Adotamos como instrumento de coleta de dados um questionário online na plataforma Google Forms, aplicado com professores do curso supracitado, que estão e/ou estiveram lecionando a componente curricular Estruturas Algébricas, indagando-os sobre aspectos relativos aos conhecimentos específicos e pedagógicos dessa componente curricular, em especial sua importância para a formação dos futuros professores de matemática. Com esta pesquisa, esclarecemos os questionamentos dos alunos e atentamos para que os professores tentem durante as aulas explicar aos discentes a importância dessa componente curricular, relacionando-a com o Ensino Básico, além de averiguar os conhecimentos dos professores sobre o Horizonte, o Currículo, as diferenças entre a licenciatura e o bacharelado em Matemática e as dificuldades apresentadas pelos alunos.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de matemática - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEstruturas algébricas ordenadaspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.titleO elo entre a matemática no ensino superior e na educação básica: considerações dos docentes de estruturas algébricas sobre o conhecimento matemático para ensinar.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8689229679006558pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6605510533220352pt_BR
dc.description.abstractxThis work was developed around the constant questions made by students of the undergraduate mathematics course at UFPE at the Academic Campus of Agreste about the importance of curricular components in the area of mathematics. In particular, the compulsory curriculum component Algebraic Structures for your graduation as a teacher. The objective of this research was to analyze the knowledge of teachers to teach the curriculum component Algebraic Structures in the Mathematics-Degree course at the Federal University of Pernambuco (UFPE) at the Academic Center of Agreste (CAA), aiming at teacher training. For this, a search was made in the scientific texts that have this approach to elucidate the theme. We adopted as a data collection instrument na online questionnaire on the Google Forms platform, applied to teachers of the aforementioned course, who are and / or have been teaching the curriculum component Algebraic Structures, asking them about aspects related to the specific and pedagogical knowledge of this curriculum component, especially its importance for training of future math teachers. With this research, we clarify the students' questions and make sure that teachers try to explain to students the importance of this curriculum component, relating it to the Basic Education, and to ascertain the teachers' knowledge about the Horizon, the Curriculum, the differences between the degree and the bachelor of mathematics and the difficulties presented by the students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CABRAL, Everson Silva.pdf890,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons