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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43667

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Título: O elo entre a matemática no ensino superior e na educação básica: considerações dos docentes de estruturas algébricas sobre o conhecimento matemático para ensinar.
Autor(es): CABRAL, Everson Silva
Palavras-chave: Professores de matemática - Avaliação; Estruturas algébricas ordenadas; Educação matemática; Professores – Formação
Data do documento: 9-Dez-2019
Citação: CABRAL, Everson Silva. O elo entre a matemática no ensino superior e na educação básica: considerações dos docentes de estruturas algébricas sobre o conhecimento matemático para ensinar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este trabalho foi desenvolvido em torno dos constantes questionamentos realizados pelos discentes do curso Matemática-Licenciatura da UFPE no Campus Acadêmico do Agreste sobre a importância de componentes curriculares da área da matemática. Particularmente, a componente curricular obrigatória Estruturas Algébricas para a sua formação enquanto professor. O objetivo dessa pesquisa era Analisar os conhecimentos dos professores para ensinar a componente curricular Estruturas Algébricas no curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), visando a formação de professores. Para isso, foi realizada uma busca nos textos científicos que tenham essa abordagem para elucidar o tema. Adotamos como instrumento de coleta de dados um questionário online na plataforma Google Forms, aplicado com professores do curso supracitado, que estão e/ou estiveram lecionando a componente curricular Estruturas Algébricas, indagando-os sobre aspectos relativos aos conhecimentos específicos e pedagógicos dessa componente curricular, em especial sua importância para a formação dos futuros professores de matemática. Com esta pesquisa, esclarecemos os questionamentos dos alunos e atentamos para que os professores tentem durante as aulas explicar aos discentes a importância dessa componente curricular, relacionando-a com o Ensino Básico, além de averiguar os conhecimentos dos professores sobre o Horizonte, o Currículo, as diferenças entre a licenciatura e o bacharelado em Matemática e as dificuldades apresentadas pelos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43667
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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