Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43664

Share on

Title: Resolução de atividades em diversos contextos sobre função polinomial do primeiro grau por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Authors: BARBOSA, Maria Geisa de Araujo
Keywords: Matemática – Estudo e ensino; Polinômios - Problemas, questões, exercícios; Aprendizagem ativa
Issue Date: 13-Nov-2019
Citation: BARBOSA, Maria Geisa de Araujo. Resolução de atividades em diversos contextos sobre função polinomial do primeiro grau por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O presente estudo teve por objetivo compreender como os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Surubim resolvem problemas de funções polinomiais do 1º grau considerando os diversos contextos de atividades. Para fundamentar teoricamente a pesquisa, abordamos trabalhos que discutiam sobre os diversos contextos utilizados no ensino de matemática e ainda utilizamos algumas noções da Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. O estudo foi desenvolvido na aplicação de questionário aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental numa escola pública, contendo quatro problemas de diferentes contextos a respeito ao conteúdo de função polinomial de grau um. Concluímos que as diferentes estratégias utilizadas deixam transparecer algumas dificuldades entre elas: nas operações de adição e multiplicação, na falta de compreensão da atividade proposta e dificuldades de saber qual era o coeficiente dependente e independente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43664
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BARBOSA, Maria Geisa de Araujo.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons