Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43664
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Maria Geisa de Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T15:41:06Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T15:41:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-04 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Maria Geisa de Araujo. Resolução de atividades em diversos contextos sobre função polinomial do primeiro grau por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43664 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve por objetivo compreender como os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Surubim resolvem problemas de funções polinomiais do 1º grau considerando os diversos contextos de atividades. Para fundamentar teoricamente a pesquisa, abordamos trabalhos que discutiam sobre os diversos contextos utilizados no ensino de matemática e ainda utilizamos algumas noções da Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. O estudo foi desenvolvido na aplicação de questionário aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental numa escola pública, contendo quatro problemas de diferentes contextos a respeito ao conteúdo de função polinomial de grau um. Concluímos que as diferentes estratégias utilizadas deixam transparecer algumas dificuldades entre elas: nas operações de adição e multiplicação, na falta de compreensão da atividade proposta e dificuldades de saber qual era o coeficiente dependente e independente. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Polinômios - Problemas, questões, exercícios | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.title | Resolução de atividades em diversos contextos sobre função polinomial do primeiro grau por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4303117052907026 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study aimed to understand how 9th grade students of a public school in the city of Surubim solve problems of 1st degree polynomial functions considering the various contexts of activities. To theoretically support the research, we approached papers that discussed the various contexts used in mathematics teaching and still use some notions of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning. The study was developed by applying a questionnaire to 9th grade students in a public school, containing four problems from different contexts regarding the content of grade one polynomial function. We conclude that the different strategies used show some difficulties among them: in addition and multiplication operations, lack of understanding of the proposed activity and difficulties in knowing what was the dependent and independent coefficient. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARBOSA, Maria Geisa de Araujo.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons