Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43651

Share on

Title: O professor de matemática e as tendências de ensino em matemática: contribuições de licenciandos que repensam as suas práticas.
Authors: SILVA, Mayara Patrícia da
Keywords: Matemática – Estudo e ensino; Educação matemática; Professores de matemática; Professores – Formação; Prática de ensino
Issue Date: 6-May-2021
Citation: SILVA, Mayara Patrícia da. O professor de matemática e as tendências de ensino em matemática: contribuições de licenciandos que repensam as suas práticas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Este trabalho descreve algumas Tendências de Ensino em Matemática que podem auxiliar os docentes em suas práticas educativas. Evidenciamos as Tendências que são apresentadas nos documentos curriculares oficiais. A partir disso, construímos o seguinte problema de pesquisa: quais tendências de ensino em Matemática podem auxiliar a prática de sala de aula de um grupo licenciandos da Universidade Federal de Pernambuco na abordagem das áreas de figuras planas? Percebemos por meio deste trabalho, cujo objetivo geral é analisar algumas tendências de ensino em Matemática que podem auxiliar a prática de sala de aula de um grupo de licenciandos, desta instituição, na abordagem das áreas de figuras planas, que várias condutas podem ser utilizadas para uma aula que contempla este conteúdo. No entanto, na maioria dos casos, isso se restringe a reprodução dos cálculos aplicados em suas fórmulas. Tal situação pode gerar no estudante a ideia de que a Matemática é polida, pronta e acabada, pois caso a questão não seja resolvida através daquele processo, apresentado pelo/pela docente, pode levar ao seu insucesso. Professores estão sendo licenciados periodicamente para ensinar às novas gerações, que representam um desafio para o processo educacional. Sendo assim, repensar as práticas educativas, bem como refletir sobre o devir docente, para transformar a visão que se tem sobre a Matemática, é uma estratégia que pode alterar as abordagens de ensino utilizadas pelos professores. Embasando-se em D‘Ambrósio (2011; 2005), Bicudo (1999), Lorenzatto (1995), Miguel (1997), Grando (1995), Burak (1992), Allevato e Onuchic (2009), Chaves (1998) e em alguns documentos oficiais: PCN (BRASIL, 1998) e BNCC (BRASIL, 2017) foi realizada uma investigação através de um questionário online, no qual continham quinze perguntas distribuídas entre traçar o perfil dos licenciados e concepções sobre o tema da pesquisa, sendo estas respondidas por 17 licenciandos. Obtivemos alguns resultados bem interessantes, apesar de jogos ser a mais citada, nenhuma tendência foi descartada pelos entrevistados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43651
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Mayara Patrícia da.pdf680,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons