Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43651

Compartilhe esta página

Título: O professor de matemática e as tendências de ensino em matemática: contribuições de licenciandos que repensam as suas práticas.
Autor(es): SILVA, Mayara Patrícia da
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino; Educação matemática; Professores de matemática; Professores – Formação; Prática de ensino
Data do documento: 6-Mai-2021
Citação: SILVA, Mayara Patrícia da. O professor de matemática e as tendências de ensino em matemática: contribuições de licenciandos que repensam as suas práticas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Este trabalho descreve algumas Tendências de Ensino em Matemática que podem auxiliar os docentes em suas práticas educativas. Evidenciamos as Tendências que são apresentadas nos documentos curriculares oficiais. A partir disso, construímos o seguinte problema de pesquisa: quais tendências de ensino em Matemática podem auxiliar a prática de sala de aula de um grupo licenciandos da Universidade Federal de Pernambuco na abordagem das áreas de figuras planas? Percebemos por meio deste trabalho, cujo objetivo geral é analisar algumas tendências de ensino em Matemática que podem auxiliar a prática de sala de aula de um grupo de licenciandos, desta instituição, na abordagem das áreas de figuras planas, que várias condutas podem ser utilizadas para uma aula que contempla este conteúdo. No entanto, na maioria dos casos, isso se restringe a reprodução dos cálculos aplicados em suas fórmulas. Tal situação pode gerar no estudante a ideia de que a Matemática é polida, pronta e acabada, pois caso a questão não seja resolvida através daquele processo, apresentado pelo/pela docente, pode levar ao seu insucesso. Professores estão sendo licenciados periodicamente para ensinar às novas gerações, que representam um desafio para o processo educacional. Sendo assim, repensar as práticas educativas, bem como refletir sobre o devir docente, para transformar a visão que se tem sobre a Matemática, é uma estratégia que pode alterar as abordagens de ensino utilizadas pelos professores. Embasando-se em D‘Ambrósio (2011; 2005), Bicudo (1999), Lorenzatto (1995), Miguel (1997), Grando (1995), Burak (1992), Allevato e Onuchic (2009), Chaves (1998) e em alguns documentos oficiais: PCN (BRASIL, 1998) e BNCC (BRASIL, 2017) foi realizada uma investigação através de um questionário online, no qual continham quinze perguntas distribuídas entre traçar o perfil dos licenciados e concepções sobre o tema da pesquisa, sendo estas respondidas por 17 licenciandos. Obtivemos alguns resultados bem interessantes, apesar de jogos ser a mais citada, nenhuma tendência foi descartada pelos entrevistados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43651
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Mayara Patrícia da.pdf680,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons