Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43651
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
| dc.contributor.author | SILVA, Mayara Patrícia da | - |
| dc.date.accessioned | 2022-04-01T16:03:05Z | - |
| dc.date.available | 2022-04-01T16:03:05Z | - |
| dc.date.issued | 2021-05-06 | - |
| dc.date.submitted | 2022-03-31 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Mayara Patrícia da. O professor de matemática e as tendências de ensino em matemática: contribuições de licenciandos que repensam as suas práticas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43651 | - |
| dc.description.abstract | Este trabalho descreve algumas Tendências de Ensino em Matemática que podem auxiliar os docentes em suas práticas educativas. Evidenciamos as Tendências que são apresentadas nos documentos curriculares oficiais. A partir disso, construímos o seguinte problema de pesquisa: quais tendências de ensino em Matemática podem auxiliar a prática de sala de aula de um grupo licenciandos da Universidade Federal de Pernambuco na abordagem das áreas de figuras planas? Percebemos por meio deste trabalho, cujo objetivo geral é analisar algumas tendências de ensino em Matemática que podem auxiliar a prática de sala de aula de um grupo de licenciandos, desta instituição, na abordagem das áreas de figuras planas, que várias condutas podem ser utilizadas para uma aula que contempla este conteúdo. No entanto, na maioria dos casos, isso se restringe a reprodução dos cálculos aplicados em suas fórmulas. Tal situação pode gerar no estudante a ideia de que a Matemática é polida, pronta e acabada, pois caso a questão não seja resolvida através daquele processo, apresentado pelo/pela docente, pode levar ao seu insucesso. Professores estão sendo licenciados periodicamente para ensinar às novas gerações, que representam um desafio para o processo educacional. Sendo assim, repensar as práticas educativas, bem como refletir sobre o devir docente, para transformar a visão que se tem sobre a Matemática, é uma estratégia que pode alterar as abordagens de ensino utilizadas pelos professores. Embasando-se em D‘Ambrósio (2011; 2005), Bicudo (1999), Lorenzatto (1995), Miguel (1997), Grando (1995), Burak (1992), Allevato e Onuchic (2009), Chaves (1998) e em alguns documentos oficiais: PCN (BRASIL, 1998) e BNCC (BRASIL, 2017) foi realizada uma investigação através de um questionário online, no qual continham quinze perguntas distribuídas entre traçar o perfil dos licenciados e concepções sobre o tema da pesquisa, sendo estas respondidas por 17 licenciandos. Obtivemos alguns resultados bem interessantes, apesar de jogos ser a mais citada, nenhuma tendência foi descartada pelos entrevistados. | pt_BR |
| dc.format.extent | 95p. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
| dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
| dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
| dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
| dc.title | O professor de matemática e as tendências de ensino em matemática: contribuições de licenciandos que repensam as suas práticas. | pt_BR |
| dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4072872870408904 | pt_BR |
| dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
| dc.description.abstractx | This undergraduate thesis describes some Teaching Trends in Mathematics that can assist teachers in their educational practices. We highlight the Trends that are presented in the official curriculum documents. From this, we constructed the following research problem: which teaching trends in Mathematics can assist the practice of undergraduate students at the Federal University of Pernambuco in addressing the areas of flat figures? We realized through this work, whose general objective is to analyze some teaching trends in Mathematics that can help the practice of a group of undergraduate students, in this institution, in the approach of the areas of flat figures, that several approaches can be used for a class that contemplates this content, however, in most cases, this is restricted to the reproduction of the calculations applied in their formulas. Such a situation can generate in the student the idea that Mathematics is polished, ready and finished, because if the problem is not resolved through that process, presented by the teacher, it can lead to its failure. Teachers are being periodically licensed to teach new generations, who pose a challenge to the educational process. Therefore, rethinking educational practices, as well as reflecting on teaching becoming, in order to transform the view we have about Mathematics, is a strategy that can change the teaching approaches used by teachers. Based on D'Ambrósio (2011; 2005), Bicudo (1999), Lorenzatto (1995), Miguel (1997), Grando (1995), Burak (1992), Allevato and Onuchic (2009), Chaves (1998) and in some official documents: PCN (BRASIL, 1998) and BNCC (BRASIL, 2017) an investigation was carried out through an online questionnaire, which contained fifteen questions distributed between tracing the profile of the graduates and conceptions on the research topic, these being answered by 18 graduates. We obtained some very interesting results, although games are the most cited, no trends were discarded by the interviewees. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
| dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
| dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SILVA, Mayara Patrícia da.pdf | 680,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

