Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43648
Compartilhe esta página
Título: | A história da matemática no ensino médio: um olhar sobre a história como aporte motivador na didatização acerca de uma coleção de livro didático. |
Autor(es): | SILVA, Maria Rafaela |
Palavras-chave: | Matemática – História; Livros didáticos; Didática; Ensino médio – Recursos didáticos |
Data do documento: | 3-Set-2021 |
Citação: | SILVA, Maria Rafaela. A história da matemática no ensino médio: um olhar sobre a história como aporte motivador na didatização acerca de uma coleção de livro didático. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | Nesta pesquisa busca-se analisar a presença da História da Matemática nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio que são utilizados pela rede pública estadual de ensino em Toritama-PE. Logo, visamos identificar e analisar referências e inferências com relação à História da Matemática nos livros didáticos selecionados, e com isso refletir, a partir do material pesquisado, sobre as potencialidades didáticas das menções a História da Matemática. A justificativa da presente pesquisa foi fundamentada pela necessidade de criação de um contexto que introduza os conceitos matemáticos por meio da História da Matemática no qual haja uma concepção de problematização do conhecimento matemático que ultrapasse os aspectos meramente lógicos e epistemológicos da produção desse conhecimento. Nesse contexto utilizamos autores como: Miguel (1997); Fasanelli (2000); Grugnetti e Rogers (2000); Tzanakis e Arcavi (2000); Liu (2003); D’Ambrósio (2009). Como procedimento metodológico foi realizado um levantamento inicial dos autores que dissertam acerca da utilização da história da matemática no ensino e que abordam sobre as potencialidades didáticas das menções concernentes à História da Matemática. Em seguida, embasados na análise de conteúdo foram selecionadas as atividades presentes na coleção de livro didático de Matematica Do Ensino Médio que no momento da pesquisa era adotada por uma escola estadual na cidade de Toritama-PE. Buscamos nos livros didáticos o tipo e organização da informação histórica e paralelamente perceber quais as inferências entre a organização da informação histórica dos conteúdos matemáticos e as proposições das atividades de ensino e aprendizagem em sala de aula. Constatou-se que a presença de Historia da Matemática nos livros observados fica entre torno de 2% a 4% nos três anos do ensino médio. Entre as poucas propostas observadas notou-se uma variedade de conceitos matemáticos e que muitas tais propostas envolvem diferentes estratégias de uso da História da Matemática, permeando aspecots como elucidação de por que, a elucidação do para que e de estrategia didática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43648 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Maria Rafaela.pdf | 630,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons